Uma história da graduação dos saberes: elementos para análise da matemática do ensino

DSpace Repository

A- A A+

Uma história da graduação dos saberes: elementos para análise da matemática do ensino

Show full item record

Title: Uma história da graduação dos saberes: elementos para análise da matemática do ensino
Author: Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: Este artigo é resultado parcial de projeto coletivo de pesquisa cuja temática envolve a constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. A partir da temática ampla desse projeto, este texto, inicialmente, fixa a atenção em diferenciar “ensino de matemática” de “matemática do ensino”. Sob essa perspectiva de análise, o objetivo do estudo é construir como objeto de pesquisa a graduação do ensino, a partir de uma análise histórica. Para tal, a problemática a ser tratada neste trabalho pode ser sintetizada na seguinte questão: Como caracterizar historicamente a graduação da matemática do ensino? Os resultados do trabalho mostram que a graduação se apresenta como progressão, programação, sequência e marcha do ensino, a depender da escala de observação em que é tratada.
Description: Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15271/0
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261167
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
15271-52309-1-PB.pdf 133.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar