Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (1990): pareceres sobre o ensino de frações

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Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (1990): pareceres sobre o ensino de frações

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Title: Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (1990): pareceres sobre o ensino de frações
Author: Da Silva, Diego Rodrigues; Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: Este artigo refere-se aos Parâmetros Curriculares Nacionais –PCN– e os debates que essa referência curricular brasileira dos anos de 1990 ensejaram sobre o ensino de frações. Deseja-se saber: O que educadores matemáticos nas suas discussões e análises da matemática dos PCN apontaram sobre o ensino de frações e números decimais? Como fontes de pesquisa para responder à questão, utilizaram-se quatro pareceres técnicos dados à versão preliminar dos PCN, onde cada educador ou educadora posiciona-se concernente ao ensino de matemática e mais especificamente ao ensino dos números racionais. O referencial teórico usado como base para esse texto considera os estudos de Bernard Schneuwly e Rita Hofstetter. Tais autores, que são teóricos suíços, levam a considerar o saber a ensinar e o saber para ensinar, o primeiro voltado para o conteúdo e o segundo relacionado com a prática. Nas considerações finais aponta-se o não consenso entre educadores matemáticos sobre a presença do ensino de frações nos primeiros anos escolares.
Description: Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/364633537_Parametros_Curriculares_Nacionais_de_Matematica_1990_pareceres_sobre_o_ensino_de_fracoes
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261166
Date: 2022-10-21


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