As relações entre o adoecimento docente e as condições de trabalho na educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2017-2021)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

As relações entre o adoecimento docente e as condições de trabalho na educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2017-2021)

Mostrar registro completo

Título: As relações entre o adoecimento docente e as condições de trabalho na educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2017-2021)
Autor: Semientcoski, Suzana
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender a relação entre o ensino docente e as condições de trabalho na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com quatro procedimentos metodológicos para geração de dados que visam articulações entre si: 1. balanço da produção acadêmica nos anos de 2015-2021, sobre o adoecimento docente e as condições de trabalho; 2. revisão da bibliografia clássica e contemporânea sobre trabalho, condições de trabalho e docência; 3. análise de documentos cedidos pela Perícia Médica da Secretaria Municipal de Administração e pela Diretoria de Gestão de Pessoal da Educação da Secretaria Municipal de Educação acerca dos afastamentos de docentes da educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis; 4. aplicação de questionário com profissionais de educação infantil (professores/es, auxiliares de sala e readaptados/os) dos 11 Núcleos de Educação Infantil Municipal de Florianópolis. A discussão dos dados, fundamentada na perspectiva do materialismo histórico-dialético, demonstra que a profissão docente no Brasil está inserida em um contexto de contradições: por um lado, o trabalho docente está amparado pelas leis que buscam garantir seu reconhecimento e as condições adequadas ao exercício da docência e, por outro, trata-se de um trabalho meticuloso e complexo, desenvolvido em condições objetivas distantes das considerações adequadas. Essas contradições estão no bojo do sistema capitalista que mascara sua real intenção à classe trabalhadora. As recentes mudanças no processo de trabalho culminaram em diferentes formas de sofrimento e adoecimento. Ao discutir sobre essas mudanças na educação são pesquisas entre pesquisadores, sindicatos e os próprios trabalhadores da área. Em relação aos resultados, os documentos apresentaram expressiva quantidade de afastamentos relacionados às condições de trabalho. Também, as respostas dos questionários evidenciaram jornadas intensas de trabalho, falta de infraestrutura adequada, falta de valorização econômica e social profissional e insuficiência de materiais pedagógicos. As condições de trabalho expressam as contradições do sistema, no qual o avanço da parceria público-privado e das formas gerencialistas capitalistas, incidente na intensificação do trabalho docente que culmina no adoecimento da categoria. Denunciar tal situação é ponto de partida fundamental da organização das lutas sindicais da categoria docente.Abstract: This research work aims to understand the relationship between teacher illness and working conditions in Early Childhood Education at the Florianópolis Municipal Education Network. This is a qualitative research with four methodological procedures for generating data that seek articulation between them: 1. Review of academic production in the years 2015-2021, on teacher illness and working conditions; 2. Review of classic and contemporary bibliography on work, working conditions and teaching; 3. Analysis of documents provided by the Medical Expertise of the Municipal Administration Secretariat and by the Education Personnel Management Directorate of the Municipal Education Secretariat regarding the dismissals of Early Childhood Education teachers in the Municipal Education Network of Florianópolis; 4. Application of a questionnaire with teachers from 11 Municipal Early Childhood Education Centers in Florianópolis. The discussion of data, based on the perspective of historical-dialectical materialism, demonstrates that the teaching profession in Brazil is inserted in a context of contradictions: on the one hand, teaching work is supported by laws that seek to guarantee its recognition and adequate conditions for exercise of teaching and, on the other, it is meticulous and complex work, carried out in objective conditions far from those considered adequate. These contradictions are at the heart of the capitalist system that apparently masks its real intention for the working class. Recent changes in the work process have culminated in different forms of suffering and illness. Discussions about these changes in education are a concern among researchers, unions and workers in the field themselves. As results, the documents showed a significant number of absences related to working conditions. Also, the responses to the questionnaires showed intense working hours, lack of adequate infrastructure, lack of professional economic and social appreciation and insufficient teaching materials. Working conditions express the contradictions of the system, where the advancement of public-private partnership and capitalist managerial forms, affect the intensification of teaching work, culminating in the illness of the category. Reporting this situation is a fundamental starting point for organizing union struggles in the teaching category.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254926
Data: 2024


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEED1742-D.pdf 3.108Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar