Title: | Elaboração de um plano de marketing digital para uma empresa de cultivo de Kappaphycus alvarezii |
Author: | Torrani, Marilia |
Abstract: |
O cultivo de macroalgas possui um potencial enorme que é pouco explorado aqui no Brasil, sendo que seu mercado ainda depende da importação desses produtos. A diferença dos outros organismos aquáticos cultivados, as algas podem ser utilizadas em diversos setores comerciais, como: indústrias alimentares, farmacêuticas, cosméticas e agrícola. Na ilha de Florianópolis se encontra uma empresa familiar que substituiu o cultivo de mexilhões realizado, com um cultivo de Kappaphycus alvarezii, com o intuito de comercializar alga úmida e produzir produtos de higiene, biofertilizantes e produtos de consumo alimentar a partir da extração de carragena, essa empresa será utilizada como estudo de caso. Considerando a importância das ferramentas de divulgação e promoção de empresas no ambiente virtual, o que ficou mais evidente após a pandemia de COVID-19, o presente trabalho se propõe, com base na realidade encontrada na empresa em análise, estabelecer uma proposta de plano de marketing digital. O desenvolvimento das propostas apresentadas definiu-se como estudo de natureza aplicada com abordagem qualitativa. O percurso metodológico se caracterizou com uma sequência de atividades organizadas da seguinte forma: revisão teórica dos temas de marketing digital e produção de macroalgas, investigação das características da empresa (análise SWOT), Briefing da empresa, criação da identidade, plataforma de marca (propósito, valores, promessa, posicionamento), seleção de plataformas digitais, ponto de venda e fidelização do cliente. Ao final um Plano de Ação inicial foi elaborado de forma a contribuir para que a empresa possa seguir com a implementação do Plano de Marketing Digital visando tornar a empresa conhecida no ambiente virtual, assim como, ampliar as vendas de seus produtos. Macroalgae production has a huge potential which is not totally explored in Brazil, as its market still depends on the import of these products. The difference between macroalgae and other aqueous organisms is the fact that algae can be used in various commercial sectors, such as: food, pharmaceutical, cosmetic and agricultural industries. In Florianópolis there is a family company who replaced their family's mussel culture with a culture of macroalgae Kappaphycus alvarezii, in order to sell humid algae and create hygiene products, biofertilizer and alimentary product obtained by carrageenan extraction, this company will be used as example for this study. Considering the importance of channels of dissemination and promotion for companies in the virtual environment, which became even more evident after the COVID-19 pandemic, this study aims to present, considering the reality shown by the company, a personal digital marketing plan. The development of the proposals presented was defined as a study of an applied nature with a qualitative approach. The methodological process was characterized by a sequence of activities organized as follows: theoretical review of digital marketing and macroalgae production themes, an examination of the company characteristic (SWOT Analysis), company Briefing, Brand identity, Brand platform (firm intention, values, resolution and standing), digital platforms choices, selling point and client fidelity. Finally a starting Action Plan was designed in order to contribute so that the company can proceed with the implementation of the Digital Marketing Plan, aiming to make the company known in the virtual environment, as well as to increase its products sales. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Engenharia de Aquicultura. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254654 |
Date: | 2022-12-16 |
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TCC - MARILIA TORRANI.pdf | 1.088Mb |
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