Framework de características relevantes para a gestão da propriedade intelectual em startups

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Title: Framework de características relevantes para a gestão da propriedade intelectual em startups
Author: Ferreira, Juliana Duarte
Abstract: A gestão da propriedade intelectual é uma prática necessária e benéfica para diferentes tipos de organizações. As startups se inserem neste contexto, uma vez que precisam gerenciar a propriedade intelectual resultante de seus negócios como forma de auxílio ao seu crescimento e manutenção no mercado. Entretanto, muitas vezes, a forma de gerenciamento da propriedade intelectual nessas startups ocorre de modo informal e sem padrões específicos, assim como foi observado na literatura. Diante disso, o objetivo deste estudo foi estruturar um quadro de características relevantes para a gestão da propriedade intelectual em startups. Para isso, não que se refira à metodologia do estudo, fizemos-se uma pesquisa aplicada, exploratória, bibliográfica e quantitativa, com a utilização de métodos de revisão sistemática, questionário, Fuzzy-Delphi, Fuzzy AHP e framework. A pesquisa se dividiu em três etapas, sendo quais são: (1) identificação de características; (2) exposição do panorama de características; (3) validação das características. Dentre os resultados encontrados, inicialmente, noventa e cinco características foram selecionadas na literatura sobre gestão da propriedade intelectual em startups, por meio do método de revisão sistemática. Essas características foram divididas em oito dimensões, sendo elas: finanças; comercialização; direitos de propriedade intelectual; pesquisa e desenvolvimento; organização interna; recursos humanos; relacionamento com o ecossistema; e ativos de propriedade intelectual. Após isso, essas características passaram pela validação de um grupo de especialistas no assunto para verificar a relevância das mesmas sob a ótica da gestão da propriedade intelectual, com a utilização dos métodos Fuzzy-Delphi e Fuzzy AHP. Diante da utilização do primeiro método, quarenta e três das noventa e cinco características foram consideradas como relevantes, sendo seis características da dimensão de finanças, quatro de comercialização, seis de direitos de propriedade intelectual, seis de pesquisa e desenvolvimento; cinco de organização interna; cinco de recursos humanos, sete de relacionamento com o ecossistema e quatro de ativos de propriedade intelectual. Como resultado da utilização do segundo método, obteve-se que como características mais relevantes, o apoio governamental na dimensão “Finanças”, a avaliação de riscos em diferentes contratos na dimensão “Comercialização”, a influência dos objetivos da empresa na proteção de ativos de propriedade intelectual na dimensão “Direitos de propriedade intelectual”, a destinação de recursos / investimentos para pesquisa e desenvolvimento na dimensão “Pesquisa e Desenvolvimento”, os eventos de propriedade intelectual e as reuniões sobre propriedade intelectual “Organização interna”, as pessoas com talentos relevantes e diferenciados na dimensão “Recursos humanos”, a identidade e proteção contra concorrentes na dimensão “Relacionamento com o ecossistema” e as estratégias de divulgação de marcas na dimensão “Ativos de propriedade intelectual”. Dentre as dimensões, “Direitos de propriedade intelectual” foi a mais relevante no contexto considerado. Por fim, as características validadas e a verificação de suas relevâncias com o enquadramento de características relevantes para a gestão da propriedade intelectual em startups.Abstract: Intellectual property management is a necessary and beneficial practice for different types of organizations. Startups are part of this context, since they need to manage the intellectual property resulting from their businesses as a way of helping their growth and maintenance in the market. However, the way to manage intellectual property in these startups is often informal and without specific standards, as observed in the literature. Therefore, the objective of this study was to structure a framework of relevant characteristics for the management of intellectual property in startups. For this, with regard to the study methodology, an applied, exploratory, bibliographical and quantitative research was carried out, using the methods of systematic review, questionnaire, Fuzzy-Delphi, Fuzzy AHP and framework. The research was divided into three stages, which are: (1) identification of characteristics; (2) exposure of the overview of characteristics; (3) validation of characteristics. Among the results found, initially, ninety-five characteristics were selected in the literature on intellectual property management in startups, through the systematic review method. These characteristics were divided into eight dimensions, which are: finance; commercialization; intellectual property rights; Research and Development; internal organization; human Resources; relationship with the ecosystem; and intellectual property assets. After that, these characteristics were validated by a group of specialists in the subject to verify their relevance from the perspective of intellectual property management, using the Fuzzy-Delphi and Fuzzy AHP methods. In view of the use of the first method, forty-three of the ninety-five characteristics were considered relevant, with six characteristics from the finance dimension, four from commercialization, six from intellectual property rights, six from research and development; five of internal organization; five on human resources, seven on relationship with the ecosystem and four on intellectual property assets. As a result of using the second method, the most relevant characteristics are government support in the ?Finance? dimension, risk assessment in different contracts in the ?Commercialization? dimension, the influence of the company?s objectives in protecting company assets. intellectual property in the ?Intellectual Property Rights? dimension, the allocation of resources/investments for research and development in the ?Research and Development? dimension, intellectual property events and meetings on intellectual property ?Internal Organization?, people with relevant talents and differentiated in the ?Human resources? dimension, identification and protection against competitors in the ?Relationship with the ecosystem? dimension and brand promotion strategies in the ?Intellectual property assets? dimension. Among the dimensions, ?Intellectual property rights? is the most relevant in the context considered. Finally, the validated characteristics and the verification of their relevance formed the framework of relevant characteristics for the management of intellectual property in startups.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252667
Date: 2023


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