Professoras auxiliares de educação infantil: olhares e vozes das profissionais sobre o processo de constituição da sua docência na rede municipal de ensino de Florianópolis

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Title: Professoras auxiliares de educação infantil: olhares e vozes das profissionais sobre o processo de constituição da sua docência na rede municipal de ensino de Florianópolis
Author: Andrade, Marcela Carolina Zen de
Abstract: A presente pesquisa, em nível de Mestrado, teve como objeto analítico, a partir da perspectiva das/os Professoras/es Auxiliares de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, como se estabeleceram a docência dos profissionais que ocupam esta carga. Como estratégia metodológica elegeu-se a pesquisa quanti-qualitativa e os seguintes instrumentos metodológicos: i) análise de documentos legais a exemplo de documentos curriculares municipais, portarias e decretos e; ii) realização de um questionário com todas/os as/os Professoras/es Auxiliares de Educação Infantil da rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Para organização e análise dos dados foi desenvolvida como procedimento metodológico a Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977) e Cecília de Souza Minayo (2009). A partir da organização dos dados gerados, emergiram três categorias de análise: i) dimensões estruturais, ii) dimensão das estratégias da ação pedagógica e iii) dimensão das relações profissionais. Para as análises dos dados contorno-se com o esporte teórico de Batista (2013), Buss-Simão e Rocha (2018), Castro (2014), Cerisara (2002), Côco (2018), Duarte (2011), Dubar (2005) ), Furtado (2020), Gonçalves (2014), Hoyuelos e Riera (2019), Nóvoa (2017), Ostetto (2000), Schmitt (2014) e Tardif e Lessard (2008, 2014). As análises dos dados trazem elementos que revelam o quanto a docência das Professoras Auxiliares de Educação Infantil da RMEF tem sido demarcada pelas dimensões estruturais no que diz respeito à organização de tempo e espaço, à nomenclatura da carga, às atribuições, à organização da hora-atividade e ao reconhecimento e valorização do exercício de sua docência. Como também, pelas dimensões das estratégias da ação docente, ou seja, pelas estratégias que envolvem para exercer suas atribuições, abarcando a elaboração da documentação pedagógica, sendo esta composta de quatro eixos estruturantes: a observação, o registro, o planejamento e a avaliação. Por fim, não menos importante, pela dimensão das relações profissionais, visto que o exercício da sua docência implica estabelecer relações educativo-pedagógicas com as crianças, desde bebês, mesmo que Professoras de Educação Infantil e Professoras Auxiliares de Educação Infantil atuam em períodos alternados com o grupo de crianças.Abstract: This Masters-level research aimed to analyze how the teaching role of Assistant Teachers in Early Childhood Education within the Municipal Education Network of Florianópolis has been constituted, from Assistant Teachers' perspective. The methodological strategy was mixed methods research, employing: i) analysis of legal documents like municipal curriculum guidelines, ordinances, and decrees; and ii) a questionnaire administered to all Assistant Teachers in Early Childhood Education. Content analysis methodology was used to organize and analyze the data. Three categories of analysis emerged: i) structural dimensions concerning time, space, job titles, responsibilities, work hours, and recognition; ii) pedagogical action strategy dimensions encompassing observation, documentation, planning, and evaluation; and iii) professional relationship dimensions with children and Teachers. Theoretical contributions came from Batista, Buss-Simão and Rocha, Castro, Cerisara, Côco, Conceição, Duarte, Dubar, Furtado, Gonçalves, Hoyuelos and Riera, Nóvoa, Ostetto, Schmitt, and Tardif and Lessard.The findings provide insights into how structural dimensions, pedagogical strategies, and professional relationships have influenced the teaching role constitution of Assistant Teachers in Early Childhood Education. The data analyses reveal how the teaching role of Assistant Teachers has been shaped by structural dimensions including time, space, job titles, duties, work hours, and recognition of their teaching. The analyses also highlight pedagogical strategy dimensions comprising observation, documentation, planning, and assessment. These strategies are used to carry out their responsibilities. Finally, professional relationships are equally significant, as Assistant Teachers must build educational and pedagogical bonds with children, including infants. This occurs even when Teachers and Assistant Teachers alternate with the children's group during different times.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252476
Date: 2023


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