O ensino de circuitos elétricos através de uma sequência de WebQuest

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O ensino de circuitos elétricos através de uma sequência de WebQuest

Mostrar registro completo

Título: O ensino de circuitos elétricos através de uma sequência de WebQuest
Autor: Amorim Neto, Newton Soares de
Resumo: Esta dissertação apresenta a descrição e aplicação de uma sequência didática para o ensino de Física apoiada no recurso de WebQuest e atividades experimentais virtuais com enfoque no Circuito Elétrico. Como a WebQuest é feita através de interações entre alunos e professor, baseou-se na teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotski. Foram realizadas análises nos livros de Física do ensino médio que são utilizados em sala de aula e feito uma releitura do livro GREF, buscando deixar seus conceitos com exemplos mais atuais. Essa sequência foi aplicada duas vezes, nos anos de 2021 e 2022, no período de pandemia da COVID-19, houveram erros quanto a coleta e entrega de atividades referente a primeira aplicação, por este motivo houve a necessidade de uma segunda aplicação. Esta última, foi realizada com duas turmas do terceiro ano do ensino médio e ocupou um total de oito semanas com duas aulas por dia. O presente trabalho possibilitou que os alunos conhecessem conceitos sobre eletricidade que não são apresentados tradicionalmente por falta de tempo, inclusive fazer cálculos que poderão usar em seu cotidiano. Além disso, percebeu-se alunos mais ativos em sala bem como uma melhor interação entre professor - aluno. Como produto final desta dissertação, todas as etapas da WebQuest assim como o roteiro da atividade experimental ficará disponível como sugestão de atividade a ser desenvolvida com alunos do ensino médio.Abstract: This dissertation presents the description and application of a didactic sequence for teaching Physics, supported by the use of WebQuest resources and virtual experimental activities focused on Electric Circuits. Since WebQuest involves interactions between students and teachers, it was based on Vygotsky?s Zone of Proximal Development theory. Analyses were carried out on high school Physics textbooks used in the classroom, and a reinterpretation of the GREF book was made, aiming to provide more up-to-date examples for its concepts. This sequence was implemented twice, in 2021 and 2022, during the COVID-19 pandemic. There were some errors in collecting and submitting activities in the first implementation, which led to the need for a second application. The latter was conducted with two classes of third-year high school students and spanned a total of eight weeks with two classes per day. This work allowed students to learn electricity concepts that are not traditionally taught due to time constraints, including calculations that they can apply in their daily lives. Additionally, it was observed that students were more engaged in class and there was improved interaction between teacher and student. As the final outcome of this dissertation, all stages of the WebQuest, as well as the experimental activity guide, will be made available as a suggested activity to be developed with high school students.
Descrição: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252031
Data: 2023


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PPEF-B0024-D.pdf 6.527Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar