O trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência de pluridocência na Escola Manila Campos da Rosa (Anitápolis/SC)

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O trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência de pluridocência na Escola Manila Campos da Rosa (Anitápolis/SC)

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Title: O trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência de pluridocência na Escola Manila Campos da Rosa (Anitápolis/SC)
Author: Souto-Maior, Lara Duarte
Abstract: Esta pesquisa discorre sobre a experiência de pluridocência nos anos iniciais do ensino fundamental, na Escola Municipal Professora Manila Campos da Rosa, em Anitápolis (SC), à qual teve início em 2014. É compreendida como uma experiência singular num campo e segmento de ensino em que predomina uma forma de organização de trabalho pedagógico que incorporou e naturalizou o habitus unidocente. Desta forma, o principal objetivo foi captar os sentidos produzidos por professores de anos iniciais que organizam seu trabalho pedagógico, na perspectiva da pluridocência, articulado às seguintes questões: de que forma a prática pluridocente, nos anos iniciais, problematiza um modo hegemônico de organização unidocente; quais os sentidos construídos pelos professores dos anos iniciais no caminho da pluridocência; como a experiência pluridocente na Escola Manila contribui no redimensionamento do habitus. Os procedimentos teórico-metodológicos se constituem em: levantamento do estado da arte sobre a unidocência e a pluridocência; entrevistas com oito professores da referida escola, gravadas e transcritas em 166 páginas e alinhadas à metodologia de produção de fontes orais e da relação da memória com a identidade, tal como indicam Portelli (1997; 2004), Alberti (2004) e Pollak (1992); mobilização do conceito de habitus, segundo Bourdieu (2009); identificação da inter-relação entre o trabalho docente, os saberes docentes e o currículo modelado em decorrência da prática, conforme Tardif (2007), Nóvoa (1992) e Sacristán (2000) e o discurso da inovação no sentido de entendê-lo na ?ordem do discurso?, na perspectiva de Foucault (1998). Além das entrevistas, o conjunto de fontes é composto por um Diário de Campo, produzido concomitantemente às entrevistas e nas visitas à escola; pelo Projeto Político Pedagógico (PPP); pelo registro escrito sobre o projeto de implementação da pluridocência, feito em 2019 e denominado Projeto aulas por disciplina em salas ambiente. Do conjunto das reflexões, a pesquisa indica desafios correlacionados à referida experiência pluridocente, que busca romper com a organização hegemônica de trabalho nos anos iniciais, quais sejam, o aprofundamento das áreas de conhecimento específico e o necessário trabalho pedagógico colaborativo. Além desses desafios, conclui que é o discurso da inovação e da transformação que possibilitou e encaminhou ao processo de implantação da pluridocência na Escola Manila Campos da Rosa. Esse discurso é integrante dos regimes de governamentalidade, como salientado por Michel Foucault; e, nesse sentido, sustenta a prática de pluridocência no contexto escolar anitapolitano.Abstract: This research refers to the pluri-teaching experience in the first grades of elementary school, in the Municipal School Professora Manila Campos da Rosa, in the city of Anitápolis (SC) that occurred in the beginning of 2014. It is understood as a singular experience in a field and teaching segment where predominates a form of pedagogical work organization that incorporated and naturalized the single-teaching habitus. Therefore, the main aim was to capture the senses produced by the elementary school teachers who organize their pedagogical work in the perspective of pluri-teaching articulated to the following questions: in which manner the pluri-teaching, in the elementary school, problematize an hegemonic way of single-teaching organization; what are the senses constructed by the elementary school teachers in the pursuit of pluri-teaching; how the experience with pluri-teaching in Manila School contributes to the habitus re-dimension. The theoretical-methodological procedures are: research of the state of the art about the singular and pluri-teaching; interviews with eight teachers from the target school, recorded and transcribed in 166 pages and aligned with the oral sources production methodology as well as the relation to memory and identity, as indicated by Portelli (1997; 2004); Albert (2004) and Pollak (1992); habitus concept mobilization, according to Bordieu (2009); interrelation identification between teaching and the teaching knowledge and the curriculum modeled according to practices, in agreement with Tardif (2007), Nóvoa (1992) and Sacristán (2000) and the innovation discourse in order to understand it conforming the ?Order of discourse? in the perspective of Foucault (1998). In addition to the interviews, the array of sources is composed by a Field Diary, produced concurrently to the interviews and to the visits to the school; by the Pedagogical Political Project (PPP); by the written register about the pluri-teaching implementation, developed in 2019 and named School Subject in specific classroom project. Considering the insights obtained, the research indicates challenges related to the referred pluri-teaching experience that seeks to break with the hegemonic organization of work in the elementary school; that is, the deepening of the specific areas of school knowledge and the necessary collaborative pedagogical work. Besides these challenges, it concludes that it is the innovation and the transformation discourse that made possible and made its way to the implementation of pluri-teaching in the Manila Campos da Rosa School. The discourse is integrated to the governmentability regimes, as stated by Michel Foucault; and, in this sense, it supports the pluri-teaching practice in the anapolitan school context.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251624
Date: 2023


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