Formação continuada online de mídia-educação: a aprendizagem midiática de professores com o Game Comenius

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Formação continuada online de mídia-educação: a aprendizagem midiática de professores com o Game Comenius

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Title: Formação continuada online de mídia-educação: a aprendizagem midiática de professores com o Game Comenius
Author: Müller, Ana Cristina Nunes Gomes
Abstract: No mundo contemporâneo, imerso nas tecnologias, a formação docente para o uso das mídias tornou-se uma necessidade. Contudo, a escassez de formação docente inicial e continuada sobre mídias e jogos digitais ainda é uma realidade na educação brasileira. Com o intuito de contribuir para mudar esse cenário, foi criado o Game Comenius, um jogo educativo que visa oferecer formação para as mídias, ao mesmo tempo em que busca ampliar o repertório lúdico de docentes e estudantes de licenciatura. Este estudo tem como objetivo investigar se houve uma mudança nos letramentos digitais de docentes de uma instituição pública em Santa Catarina, em cursos de formação continuada a distância, tendo por base o Game Comenius. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos dos letramentos digitais, ludoletramento, competências digitais, alfabetização midiática, narrativas digitais, formação docente, mídia-educação e jogos e formação docente. A metodologia adotada é qualitativa, por meio de um estudo de caso e análise de conteúdo dos textos produzidos pelos docentes. São apresentados os resultados de três cursos ofertados a distância dentro do Programa de Formação Continuada (PROFOR), da Universidade Federal de Santa Catarina: o primeiro ocorrido em 2019, o segundo durante a pandemia do COVID-19 em 2020, e o terceiro em 2022. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários online e os fóruns de discussão no ambiente virtual Moodle, tratados com base na análise de conteúdo. Os resultados revelam que a abordagem da mídia-educação através do Game Comenius associada à leitura e análise de textos sobre jogos e educação, contribuiu para a ampliação dos letramentos digitais dos professores que participaram das atividades de planejamento de aulas com, sobre e através das mídias. Em suas narrativas nos fóruns e nos questionários os docentes indicam que aprenderam sobre as mídias e compreenderam suas potencialidades de modo a incorporá-las no planejamento didático de acordo com seus objetivos específicos pedagógicos. Apesar da dificuldade de medir a ampliação dos letramentos digitais, conclui-se que formações docentes lúdicas podem, através de práticas reflexivas, colaborar para promover competências sob a forma de conhecimentos, habilidades e atitudes próprias da cultura digital em constante mudança.Abstract: In the contemporary world, immersed in technology, teacher training for media usage has become a necessity. However, the scarcity of initial and ongoing teacher training in media and digital games is still a reality in Brazilian education. With the aim of contributing to changing this scenario, the Comenius Game was created, an educational game that aims to provide media training while also expanding the playful repertoire of teachers and undergraduate students. This study aims to investigate whether there has been a change in the digital literacy of teachers from a public institution in Santa Catarina, in distance continuing education courses, based on the Comenius Game. The research is based on concepts of digital literacy, ludoliteracy, digital skills, media literacy, digital narratives, teacher training, media education, and games and teacher training. The methodology adopted is qualitative, through a case study and content analysis of texts produced by the teachers. The results are presented for three courses offered online within the Continuing Education Program (PROFOR) at the Federal University of Santa Catarina: the first one in 2019, the second one during the COVID-19 pandemic in 2020, and the third one in 2022. The data collection instruments used were online questionnaires and discussion forums in the Moodle virtual environment, analyzed through content analysis. The results reveal that the media education approach through the Comenius Game, combined with reading and analyzing texts about games and education, contributed to expanding the digital literacy of the teachers who participated in lesson planning activities with, about, and through media. In their narratives in the forums and questionnaires, the teachers indicate that they learned about media and understood their potential to incorporate them into didactic planning according to their specific pedagogical objectives. Despite the difficulty in measuring the expansion of digital literacy, it can be concluded that playful teacher training can, through reflective practices, contribute to promoting competencies in the form of knowledge, skills, and attitudes specific to the ever-changing digital culture.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251491
Date: 2023


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