O período de inserção profissional de docentes de ciências da natureza ingressantes na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

DSpace Repository

A- A A+

O período de inserção profissional de docentes de ciências da natureza ingressantes na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Gonçalves, Fábio Peres
dc.contributor.author Demos, Talles Viana
dc.date.accessioned 2023-09-01T13:05:57Z
dc.date.available 2023-09-01T13:05:57Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 383219
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249992
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivo analisar o período de inserção profissional de docentes das áreas de Ciências da Natureza na condição de ingressantes na Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A partir deste objetivo investiga-se elementos que permitam abordar o seguinte problema de pesquisa: Quais situações-limite e inéditos viáveis estão presentes no desenvolvimento profissional de docentes das áreas de Ciências da Natureza na condição de ingressantes na Educação Profissional, Científica e Tecnológica? Como condição de recorte, trabalhou-se com o Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de Santa Catarina (IFSC) e seis docentes ingressantes entre 2011 ? 2015 da área de Ciências da Natureza, atuantes em cursos de licenciatura da área de Ciências da Natureza; e análise de documentos institucionais que tratam da temática. Para análise das informações coletadas por meio de entrevistas e documentos foi utilizada a Análise Textual Discursiva junto ao software ATLAS.ti. Para tanto, apoiou-se nas categorias situações-limite, atos-limites, inéditos viáveis, consciência real efetiva e consciência máxima possível, contidas na obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. As constatações iniciais, a partir da análise de documentos públicos, apontam contingências para a inserção profissional docente distanciada do ambiente cotidiano de trabalho, em parte associadas ao processo de expansão da Rede. As narrativas obtidas por meio das entrevistas permitiram caracterizar indicativos de situações-limite vinculadas à intensificação e à precarização do trabalho na inserção profissional de docentes de Ciências da Natureza ingressantes no IFSC. As situações-limite identificadas foram: a manutenção da cultura do individualismo nas ações docentes na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT); sobrecarga de trabalho docente na EPCT; a natureza instrucional do acolhimento inicial aos ingressantes na EPCT; os choques de realidade característicos do ingresso na EPCT; e a falta de subsídio à maternidade de docentes ingressantes. Apesar do exposto foi possível também vislumbrar inéditos viáveis ligados à ?influência das licenciaturas pertencentes à área das Ciências da Natureza para um desenvolvimento profissional? - enquanto movimento de resistência e ocupação de oportunidades e espaços formativos - em função das transformações da EPCT e de seus desafios para cumprir seus compromissos normativos com o bem-estar social, desenvolvimento social e econômico. Além do afastamento das questões que condizem à temática de professores iniciantes/principiantes e, ao mesmo tempo, uma aproximação com questões da docência universitária, os resultados apresentados como atos-limites para o período de inserção profissional docente na EPCT, apresentam um tímido contraste com a concepção tecnicista e pragmática concebida à formação docente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Entretanto ainda se registra a carência de estratégias formativas, em nível de câmpus, que trabalhem com projetos interdisciplinares e que busquem articulação entre ensino, pesquisa e extensão; necessidades essas percebidas também a partir de avaliações institucionais.
dc.description.abstract Abstract: The present research has the aim of analyzing the period of professional entry of Natural Sciences? professors in the condition of beginners into Professional, Technological and Scientific Education. Departing form this aim, it will investigate elements that allow to approach the following research problem: Which extreme situations and viable unprecedented happenings are present in the professional development of professors in the area of Natural Sciences in the condition of beginners into Professional, Technological and Scientific Education (PTSE)? The focus was the Federal Institute of Professional, Scientific and Technological Education of Santa Catarina (IFSC), particularly six professors who entered the institution between 2009 and 2021, in the area of Natural Sciences, working in undergraduate courses for future professors of Natural Sciences, as well as the analysis of institutional documents about the theme. The analysis of the information collected through interviews and documents used Textual Analysis of the Discourse together with software ATLAS.ti (v. 7.5.4.). For such, it was supported in the categories of extreme-situations, extreme-acts, viable unprecedented happenings, real effective consciousness and maximum possible consciousness, contained in the Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freire. The initial findings, from the analysis of public documents, point out to contingencies to the insertion of the professional professor that are distant from everyday working environment, partly associated to the expansion process of the institution. Narratives obtained through interviews allowed to characterize indicatives of extreme-situations bounded to the intense and precarious working conditions in the professional insertion Natural Sciences? professors at IFSC. Other extreme-situations identified were: the persistence of individualism culture in the actions of professors in Professional, Technological and Scientific Education (PTSE); professors? working overload in PTSE; instructional nature of the reception to beginners into PTSE; characteristic reality check when entering PTSE; lack of maternity assistance to beginning professors. On the other hand, it was also possible to observe unprecedented viable happenings linked to the ?influence of professors? undergraduate courses belonging to the area of Natural Sciences leading to professional development? ? in the sense of a resistance and occupation of formative spaces movement ? due to the transformations of PTSE, the challenges to keep committed to the rules of social well-being, as well as to social and economic development. Besides departing from issues that relate to the theme of beginning professors and, at the same time, an approximation to university professional life issues, the results presented as extreme-acts to the period of professional insertion of professors into PTSE, show a little difference from technical and pragmatic understanding of professors? formation in the Federal Net of Professional, Scientific and Technological Education. However, there is still a lacking of formative strategies, in the level of the campi, that work with interdisciplinary projects and that try to articulate teaching, researching and extension areas, a lacking which is also perceived in institutional assessment. en
dc.format.extent 197 p.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica
dc.subject.classification Ensino
dc.subject.classification docentes
dc.subject.classification Professores universitários
dc.title O período de inserção profissional de docentes de ciências da natureza ingressantes na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
dc.type Tese (Doutorado)


Files in this item

Files Size Format View
PECT0550-T.pdf 2.869Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar