A atividade docente e o processo de humanização da criança de 0 a 3 anos de idade no espaço da educação infantil

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A atividade docente e o processo de humanização da criança de 0 a 3 anos de idade no espaço da educação infantil

Mostrar registro completo

Título: A atividade docente e o processo de humanização da criança de 0 a 3 anos de idade no espaço da educação infantil
Autor: Pimentel, Maria Eliza Chierighini
Resumo: A investigação em pauta tematiza o processo de humanização da criança na cultura, mediante a atividade docente do/a professor/a, no espaço da Educação Infantil. Por isso, as questões centrais da pesquisa estão relacionadas à infância e aos processos educativos que nela são essenciais, desde os primeiros meses de vida da criança. O referencial teórico-metodológico está fundamentado em autores vinculados ao pensamento marxista e nos estudos da Teoria Histórico-Cultural, em especial, nas contribuições de Lev Semiónovich Vigotski (1896-1934), criador da teoria do desenvolvimento das funções psíquicas superiores, e em outros importantes autores da psicologia soviética e seus colaboradores, como Aleksei Nikolaevitch Leontiev (1903-1979), Alexander Romanovich Luria (1902-1977) e Daniil Borisovich Elkonin (1904-1984). Esta perspectiva entende que o ser humano concreto e real é síntese de múltiplas determinações. Nada no humano está dado a priori, como germe, mas é o contexto histórico e cultural ao qual cada indivíduo está inserido que possibilitará seu desenvolvimento e sua constituição enquanto ser social. A criança, pela mediação do outro e com o auxílio da linguagem, vai superando as funções elementares trazidas no nascimento e desenvolvendo as formas psicológicas superiores de conduta, apropriando-se, portanto, das formas de comportamento, das ideias, dos valores e da cultura material e intelectual criada pelas gerações que a antecederam e que por ela é retrabalhada na relação com aqueles que lhe cercam. O adulto e, no caso desta pesquisa, o/a professor/a, é o sujeito responsável em contribuir com a sua inserção na cultura, bem como mediar sua relação com o mundo. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar como o trabalho docente organizado contribui para o processo de humanização da criança no espaço da Educação Infantil, mediante alguns indicativos iniciais de como que os/as professores/as apresentam o universo da cultural material e intelectual para as crianças de 0 a 3 anos de idade em uma experiência de docência compartilhada, no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina (NDI/UFSC). Elegemos esse campo de pesquisa por tratar-se de uma instituição que vem, por um lado, consolidando-se como referência para a área, e de outro, possui, a nosso ver, as condições para promover uma educação comprometida com os direitos e necessidades básicas da criança de participar, brincar e aprender, mediante um ensino criativo, crítico e emancipador. Considerando a riqueza da experiência vivida como docente desta instituição e o acúmulo de material produzido, coletado e arquivado nos anos de 2016, 2017 e 2018, especialmente em uma experiência de docência compartilhada, estabeleceu-se assim o recorte temporal e fonte de dados para essa pesquisa. Os diferentes tipos de documentos e materiais analisados permitiram compor aquilo que optamos por chamar de episódios narrativos, os quais correspondem a um conjunto de situações vividas e experienciadas junto às crianças e que nos permitem dialogar teoricamente com o objeto desta pesquisa, podendo ser sintetizados em: projetos de trabalho ou projetos de ensino; planejamentos; registros escritos individuais e os coletivos; registros fílmicos ou fotográficos; documentos de avaliação coletiva e os pareceres descritivos individuais das crianças; documentos oficiais do Núcleo de Desenvolvimento Infantil e sua página na internet. Desta forma, a partir desse conjunto de documentos e materiais foi possível identificar, entre outros aspectos, que o desafio de introduzir e apresentar a cultura para a criança nos espaços da creche e da pré-escola pressupõe o conhecimento do processo de desenvolvimento infantil e da atividade principal que guia o desenvolvimento da criança em cada período de idade. Não basta possibilitar que a criança entre em contato com o mundo que a rodeia, é preciso um olhar atento e respeitoso do/a professor/a para aquilo que a criança comunica com seu corpo, choro, riso ou fala. Além disso, com base na articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão e levando em consideração a evolução da atividade da criança em cada período de idade, outro indicativo de como é realizado pelos/as professores/as do NDI esse processo de humanização, consiste no fato de que o ensino tem como fio condutor a articulação entre a arte e a literatura. Nesse caso, o trabalho pedagógico organizado pelas professoras que realizam essa docência compartilhada, desenvolve-se, especialmente, a partir desses dois eixos, visando proporcionar às crianças, entre outros aspectos, uma diversidade e simultaneidade de experiências pela apresentação das diferentes manifestações artísticas e culturais.Abstract: This study investigates the process of cultural child humanization through teaching in the context of Early Childhood Education. Therefore, the core issues of this study concern both early childhood and the educational processes throughout this period. The theoretical references and methodological design draw on Marxist authors and Cultural-Historical Theory studies, particularly the contributions of Lev Semionovich Vygotsky (1896-1934), the creator of the theory of the development of higher psychic functions. Soviet psychology authors and their collaborators, such as Aleksei Nikolaevitch Leontiev (1903-1979), Alexander Romanovich Luria (1902-1977), and Daniil Borisovich Elkonin (1904-1984), were also mentioned. This perspective understands that the concrete and real human being is a synthesis of multiple determinations. Nothing in the human being is given a priori, such as a germ, but the historical and cultural context in which each individual lives in will shape their development and their constitution as a social being. Through interaction and language, the child overcomes the primary functions brought at birth and develops the higher psychological forms of behavior by appropriating forms of behavior, ideas, values, and the material and intellectual culture created by previous generations, which is adapted by the child according to their surroundings. The adult, more specifically the teacher, is the agent responsible for contributing to their cultural insertion, as well as mediating their relationship with the world. In view of such fact, this study aims to identify how the organized teaching work contributes to the process of child humanization in the context of Early Childhood Education through some early indicators of how teachers introduce material and intellectual culture to children from 0 to 3 years old through a shared teaching experience in the Center for Child Development at the Federal University of Santa Catarina (NDI/UFSC). We chose this institution because it becoming a role model in the field and also for offering, in our view, all the conditions to promote an education committed to the child?s basic rights and needs of participating, playing and learning in creative, critical and emancipatory teaching approach. The time period and data source for this study was thus established considering the shared teaching experience in this institution as well as the material produced, collected and archived between 2016 and 2018. The different types of documents and materials analyzed allowed us to create what we chose to call narrative episodes. Theses correspond to a set of situations lived and experienced with the children which allow us to interact with the object of this study theoretically and are classified as work projects or teaching projects; plans; individual and collective written records; film or photographic records; collective assessment documents and the children individual descriptive reports; official documents of the Child Development Center and its website. Based on this set of documents and materials, it was possible to identify that the challenge of introducing and presenting culture to the child in daycare and preschool environments presupposes a knowledge of child development processes and of the main activity that guides the child development in each age period. It is not enough to enable the child to interact with the world around them, the teacher must take a careful and respectful look at what the child communicates with their body, cry, laugh or speech. Moreover, by taking into consideration the evolution of the child's activity in each age period and the articulation among the teaching, research, and extracurricular activities, another indicator of how this humanization process is carried out by the NDI teachers consists in that teaching has the articulation between art and literature as its main thread. In this case, the pedagogical work organized by the teachers from these two fields aims to provide children with a diversity of experiences through the presentation of different artistic and cultural manifestations, among other aspects.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247584
Data: 2023


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEED1674-T.pdf 5.336Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar