A relação entre teoria e prática no ensino: considerações a partir dos conteúdos de educação física

DSpace Repository

A- A A+

A relação entre teoria e prática no ensino: considerações a partir dos conteúdos de educação física

Show full item record

Title: A relação entre teoria e prática no ensino: considerações a partir dos conteúdos de educação física
Author: Felicio, Breno Francesconi
Abstract: Este trabalho discute a relação entre teoria e prática na atividade de ensino, em especial na determinação de seus conteúdos, entendidos como forma específica à apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos e sistematizados. Parte-se da avaliação de que o processo educativo assume a articulação entre teoria e prática como um problema pedagógico, cujas respostas dependem das distintas concepções e proposições sobre educação, escola e ensino. A relação entre teoria e prática, por sua vez, é concebida como expressão da unidade dos processos de compreensão e transformação da realidade, que resultam do desenvolvimento e diversificação da atividade humana, em especial a partir da divisão do trabalho nas sociedades de classes. O objetivo geral da pesquisa foi analisar e sistematizar de que modo a relação entre teoria e prática, constitutiva dos objetos das áreas de conhecimento, se expressa ou pode se expressar no processo de elaboração e organização dos conteúdos de ensino, em especial aqueles referentes ao componente curricular Educação Física. Compreende-se que a definição de uma área de conhecimento permite explicitar tanto as implicações da especificidade dos objetos de conhecimento na proposição dos conteúdos, quanto o movimento entre geral, particular e singular da relação entre teoria e prática no ensino, o que na Educação Física aparece como a relação entre ?saber? (conceitual) e ?fazer? (corporal), característicos das manifestações da área. Foram delineadas duas ações de investigação. A primeira foi o aprofundamento (teórico-conceitual) sobre as categorias ?teoria? e ?prática?, com base em autores do materialismo histórico-dialético, e sobre os conteúdos de ensino, a partir de contribuições da teoria histórico-cultural. Essa ação permitiu chegar nas categorias de ?empírico? e ?teórico? para analisar os objetos de conhecimento e formular os conteúdos de ensino. A segunda ação de investigação foi a análise de referenciais curriculares de Educação Física, em especial quanto aos critérios utilizados na proposição dos conteúdos. Essa ação permitiu discutir a relação entre teoria e prática como instrumento conceitual do processo de elaboração e organização dos conteúdos de ensino. Os resultados dessas análises foram sintetizados em um ?campo de problemas?, que envolve: a) uma crítica à redução da teoria e da prática a ?tipos? de saberes a serem ensinados (?tipologia de conteúdos?), a formas de aulas (?teóricas? ou ?práticas?) e a ações realizadas pelos estudantes no seu processo de estudo (manifestadas de forma ?externa? ou ?interna?); b) a necessidade de considerar a estrutura das atividades humanas e o sistema de relações em que elas se situam como critério central para formular os conteúdos de ensino; c) a centralidade das categorias ?conhecimento empírico? e ?conhecimento teórico?, para caracterizar distintas formas de expressão da relação entre teoria e prática no ensino.Abstract: This work discusses the relationship between theory and practice in teaching activity, mainly in the establishment of its contents, understood as a specific form for appropriation of knowledge, historically produced and systematized. It starts from the appraisal that educational process assumes the articulation between theory and practice as a pedagogical problem, whose answers depend on the different conceptions and propositions about education, school and teaching. The relationship between theory and practice, in turn, is conceived as an expression of the unity of the processes of comprehension and transformation of reality, which result from the development and diversification of human activity, especially from labour division in class societies. The general objective of the research was to analyse and systematize how the relationship between theory and practice, constitutive of the objects of the areas of knowledge, is expressed or can be expressed in the process of elaboration and organization of teaching contents, especially those related to Physical Education subject matter. It is understood that the definition of an area of knowledge makes possible to explain both the implications of the specificity of the objects of knowledge in the proposition of contents, as well as the movement between general, particular and singular in the relationship between theory and practice in teaching, which in Physical Education appears as the relationship between ?knowing? (conceptual) and ?making? (corporal), characteristic of the manifestations of the area. Two actions of investigation were outlined. The first was a theoretical-conceptual furthering of the categories ?theory? and ?practice?, based on authors of historical-dialectical materialism, and of the teaching contents, based on contributions from cultural-historical theory. This action allowed achieve the categories of ?empirical? and ?theoretical? to analyse the objects of knowledge and to formulate the teaching contents. The second investigation action was the analysis of curricular references of Physical Education, especially regarding the criteria used in the proposition of the contents. This action allowed us to discuss the relationship between theory and practice as a conceptual instrument in the process of elaboration and organization of teaching contents. The results of these analyses were synthesized in a ?problem field?, which involves: a) a critique of the reduction of theory and practice to ?types? of knowledge to be taught (?content typology?), to forms of classes ( ?theoretical? or ?practical?) and actions carried out by students in their study process (manifested as ?externally? or ?internally?); b) the need to consider the structure of human activities and the system of relationships in which they are situated as a central criterion for formulating teaching content; c) the centrality of the categories ?empirical knowledge? and ?theoretical knowledge?, to characterize different forms of expression of the relationship between theory and practice in teaching.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247380
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PEED1627-D.pdf 5.151Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar