Encontros com o cinema na educação: Agnès Varda e a produção de imagens na formação docente

DSpace Repository

A- A A+

Encontros com o cinema na educação: Agnès Varda e a produção de imagens na formação docente

Show full item record

Title: Encontros com o cinema na educação: Agnès Varda e a produção de imagens na formação docente
Author: Martins, Karine Joulie
Abstract: O trabalho com Cinema na Educação parte do princípio de que os filmes permitem ao espectador olhar a realidade de pontos de vista diversos, promovendo assim o desenvolvimento de sensibilidades necessárias para uma formação ética, estética e política. A contemplação dessas dimensões depende tanto do gesto de criação no interior do filme ? escolha e montagem de planos que conduzem o olhar ? quanto do próprio sujeito espectador que pode combiná-lo com outros referentes da cultura visual, concretizando ou não na produção de suas próprias imagens. Agnès Varda é uma cineasta que expõe esse gesto de criação, assumindo-se enquanto sujeito em construção com o próprio filme, inscrevendo-se em tela por sua imagem e voz e propondo um movimento reflexivo de retorno à imagens produzidas anteriormente. Partindo de interesses que surgem do potencial desse gesto de criação na formação docente, o objetivo desta tese é analisar como docentes de diferentes áreas de atuação se apropriam, refletem, ressignificam e compartilham suas experiências com o cinema em uma oficina inspirada nos filmes-ensaio de Varda. Em diálogo com a metodologia da Pesquisa Baseada na Prática, foram realizados encontros formativos por meio da Oficina entre telas: reflexões e gestos com cinema na educação, para a qual os filmes-ensaio de Varda foram entendidos como dispositivos pedagógicos para exercícios de busca, produção e relatos de imagens (fotografias e vídeos). O corpus de análise consistiu na transcrição das gravações dos encontros realizados on-line e nas imagens produzidas pelas participantes. Por meio da Análise Temática, foram realizadas codificações nesse corpus que permitiram a combinação de fragmentos para a construção de dois temas aprofundados em narrativas. O primeiro trata das dimensões da ?constituição de si?, apontando o envolvimento de outros sujeitos, situações, experiências e dispositivos na relação docente com o cinema e a produção de imagens. O segundo tema reúne ?processos de criação?, apontando índices de identificação entre as professoras e Agnès Varda no que tange aos processos de busca, curadoria e montagem de referentes culturais para suas práticas docentes. A pesquisa sugere que as relações como práticas de cuidado de si desencadeadas na oficina também permitiram a ressignificação da própria docência como um ensaio ético e estético.Abstract: The work with cinema in education assumes that films allow the spectator to look at reality from different points of view, thus promoting the development of sensibilities necessary for an ethical, aesthetic and political formation. The contemplation of these dimensions depends both on the creative gesture within the film ? choosing and assembling the shots that guide the gaze ? and on the spectator himself, who can combine it with other referents of visual culture, whether or not it materializes in the production of his own images. Agnès Varda is a filmmaker who exposes this gesture of creation, assuming herself as a subject under construction with the film itself, inscribing herself on screen through her image and voice and proposing a reflexive movement of return to images previously produced. The objective of this dissertation, based on interests that arise from the potential of this creative gesture in teacher training, is to analyze how teachers from different areas of activity appropriate, reflect, re-signify and share their experiences with cinema from a workshop inspired by Varda?s film-essays. Working with the Practice-Based Research methodology, training meetings were held within the Between screens workshop: reflections and gestures with cinema in education, for which Varda?s film-essays were understood as pedagogical apparatus for exercises in the search, production, and reports of images (photographs and videos). The corpus of analysis consisted of the transcription of the recordings of the workshop meetings held online and of the images produced by the participants. The corpus went through codifications, using Thematic Analysis, that allowed the combination of fragments for the construction of two themes deepened in narratives. The first deals with the dimensions of ?self-constitution?, pointing to the involvement of other subjects, situations, experiences and devices in the teacher?s relationship with cinema and image production. The second theme gathers ?creation processes?, pointing out indexes of identification between the teachers and Agnès Varda regarding the processes of searching, curating and setting up cultural references for their teaching practices. The research suggests that relationships such as self-care practices triggered in the workshop also allowed the re-signification of teaching itself as an ethical and aesthetic essay.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247378
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PEED1685-T.pdf 14.67Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar