Literatura indígena brasileira contemporânea para a infância uma escrita criativa e de resistência

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Title: Literatura indígena brasileira contemporânea para a infância uma escrita criativa e de resistência
Author: Enes Filho, Djalma Barboza
Abstract: Esta pesquisa de Doutorado tem como objetivo geral compreender a literatura indígena brasileira contemporânea para a infância e suas implicações para a divulgação, valorização, visibilidade da cultura dos povos originários do Brasil e a formação cultural dos alunos não-indígenas. A hipótese/aposta investigada neste estudo é a de que a literatura indígena brasileira contemporânea é uma escrita criativa e de resistência social que contribui no combate ao racismo contra os indígenas e na desconstrução de estereótipos que dificultam o reconhecimento e valorização das culturas dos povos originários do Brasil. Este estudo tem como referencial teórico autores da área da leitura literária e letramento literário, como Cosson (2014) e Colomer (2003, 2007), da área da literatura para a infância, Coelho (2001), Debus (2010, 2017), Lajolo (2002), Zilberman (2003, 2005, 2008), da área das relações étnico-raciais, Bonin (2010, 2012, 2014), Paim (2019, 2021, 2022), Passos (2012, 2018), Bergamaschi (2010, 2012, 2015), e da área da literatura indígena, como Brito (2013, 2016), Almeida (2009), Dorrico (2018, 2020), Graúna (2013), Jekupé (2009, 2015, 2020), Monteiro (2014), Munduruku (2009, 2012, 2017), Thiél (2012), krenak (2019, 2020), dentre outros. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e um estudo de cunho descritivo, com revisão bibliográfica e pesquisa de campo, no qual o levantamento de dados foi realizado em ambiente virtual a partir de entrevistas semiestruturadas e conversa informal com 06 (seis) escritores indígenas que possuem livros de literatura direcionados à infância. A sistematização dos dados ocorreu de acordo com a técnica da Análise de Conteúdos proposta por Bardin (2016) e Franco (2012). Com base na fala dos participantes, os dados desta pesquisa revelaram 09 (nove) temas que resultaram na criação de 03 (três) categorias. Na primeira categoria, ?Concepção de Literatura Indígena?, discutimos os temas: escrita como forma de registro, valorização e divulgação da cultura indígena; afirmação do pertencimento e autoria da produção literária indígena; e escrita como instrumento/arma de resistência. Na segunda categoria, ?Militância Literária Indígena?, os temas discutidos foram: contribuições da literatura indígena para a sociedade; literatura destinada a crianças e jovens; e literatura e temática indígena na escola. A terceira categoria, ?Racismo contra os Indígenas?, abrange os temas: literatura de combate ao racismo e contestação de estereótipos; epistemicídio de saberes indígenas; e desafios no mercado editorial brasileiro. A discussão das categorias temáticas evidenciou que a maioria dos escritores compreende a produção escrita de autoria indígena como uma forma de registro, valorização e divulgação da cultura indígena, sendo uma maneira de preservar e fortalecer suas culturas, bem como uma forma de afirmação do pertencimento, ao destacarem a necessidade de que essa literatura seja produzida por eles próprios e, além do mais, concebem a escrita indígena como instrumento/arma de resistência. A análise evidenciou também algumas contribuições da literatura indígena para a sociedade, com destaque para as questões socioambientais e a formação cultural dos não-indígenas, além de fazer reflexões sobre as implicações da leitura da produção indígena no contexto de estudo da temática indígena na escola, para a real efetivação da Lei 11.645/2008 no âmbito escolar. Constatamos, ainda, a atuação política e social dos escritores indígenas no contexto contemporâneo brasileiro, evidenciando que a literatura indígena é criativa e considerada por esses escritores uma ferramenta de resistência, de contestação de estereótipos, de denúncia e combate ao racismo estrutural.Abstract: This Doctoral research has the general objective of understanding contemporary Brazilian indigenous literature for children and its implications for the dissemination, appreciation, visibility of the culture of the native peoples of Brazil and the cultural formation of non-indigenous students. The hypothesis/bet investigated in this study is that contemporary Brazilian indigenous literature is creative writing and social resistance that contributes to combating racism against indigenous peoples and to the deconstruction of stereotypes that hinder the recognition and appreciation of the cultures of indigenous peoples. Brazil. This study has as a theoretical reference authors in the area of literary reading and literary literacy, such as Cosson (2014) and Colomer (2003, 2007), from the area of literature for children, Coelho (2001), Debus (2010, 2017), Lajolo (2002), Zilberman (2003, 2005, 2008), from the field of ethnic-racial relations, Bonin (2010, 2012, 2014), Paim (2019, 2021, 2022), Passos (2012, 2018), Bergamaschi (2010, 2012, 2015), and from the area of indigenous literature, such as Brito (2013, 2016), Almeida (2009), Dorrico (2018, 2020), Graúna (2013), Jekupé (2009, 2015, 2020), Monteiro (2014) , Munduruku (2009, 2012, 2017), Thiél (2012), krenak (2019, 2020), among others. The research has a qualitative approach and a descriptive study, with a bibliographical review and field research, in which the data collection was carried out in a virtual environment from semi-structured interviews and informal conversation with 06 (six) indigenous writers who have books literature aimed at children. Data systematization occurred according to the Content Analysis technique proposed by Bardin (2016) and Franco (2012). Based on the speech of the participants, the data of this research revealed 09 (nine) themes that resulted in the creation of 03 (three) categories. In the first category, ?Conception of Indigenous Literature?, we discussed the themes: writing as a way of registering, valuing and disseminating indigenous culture; assertion of belonging and authorship of indigenous literary production; and writing as an instrument/weapon of resistance. In the second category, ?Indigenous Literary Militancy?, the topics discussed were: contributions of indigenous literature to society; literature aimed at children and young people; and indigenous literature and themes at school. The third category, ?Racism against Indigenous Peoples?, covers the themes: literature to combat racism and challenge stereotypes; epistemicide of indigenous knowledge; and challenges in the Brazilian publishing market. The discussion of thematic categories showed that most writers understand the written production of indigenous authorship as a way of registering, valuing and disseminating indigenous culture, being a way of preserving and strengthening their cultures, as well as a way of affirming belonging, by highlighting the need for this literature to be produced by themselves and, moreover, they conceive indigenous writing as an instrument/weapon of resistance. The analysis also highlighted some contributions of indigenous literature to society, with emphasis on socio-environmental issues and the cultural formation of non-indigenous people, in addition to reflecting on the implications of reading indigenous production in the context of studying indigenous themes at school, for the actual implementation of Law 11.645/2008 in the school context. We also verified the political and social performance of indigenous writers in the contemporary Brazilian context, showing that indigenous literature is creative and considered by these writers a tool of resistance, of contesting stereotypes, of denouncing and combating structural racism.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247315
Date: 2022


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