Sustentabilidade e Educação Ambiental transformando espaços.

DSpace Repository

A- A A+

Sustentabilidade e Educação Ambiental transformando espaços.

Show full item record

Title: Sustentabilidade e Educação Ambiental transformando espaços.
Author: Giglioli, Adilson; Melo, Evanisa Fátima Reginato Quevedo; Libera, Luise Tainá Dalla
Abstract: Com o intuito de gerar melhorias no ambiente construído, especialmente no pátio escolar da Instituição Beneficente Lucas Araújo, na cidade de Passo Fundo/RS, que atende mais de 330 crianças carentes, o projeto de extensão Transformando Espaços Transformando Vidas aliou conceitos de paisagismo produtivo e educação ambiental com foco no reaproveitamento de materiais locais que estavam em desuso, para que, juntos pudessem promover melhorias físicas que implicariam em benefícios comportamentais, psicológicas e alimentares dos alunos, além de promover e conscientizar quanto a importância do reaproveitamento de materiais descartados para a sustentabilidade da própria instituição bem como disseminar o conhecimento através dos alunos, de forma que as atividades proporcionadas a eles fossem levadas para suas casas e utilizadas em prol de suas famílias, até mesmo como fonte renda alternativa. Observou-se melhoria no processo de aprendizado das crianças e maior comprometimento com as atividades relacionadas ao reaproveitamento de resíduos e sustentabilidade ambiental.In order to improve the built environment, especially in the scholar courtyard of the Instituição Beneficente Lucas Araújo, in the city of Passo Fundo/RS, that receives more than 300 needy children, the extension project “Transformando Espaços, Transformando Vidas” allied concepts of productive landscaping and environmental education, focusing in the reuse of existent materials that were not in use. The objective of promoting physical improvement could imply also in behavior, psychological and feeding benefits, besides promoting awareness on the importance of reusing discarded materials to achieve sustainability in the institution, as well as spreading knowledge to the students. This way, the activities provided to the children can be taken to their houses, and used by their families as a way of generating alternative income. An improvement in the learning process of the children was observed, as well as a better commitment with the activities related to reuse of residues and environmental sustainability.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244834
Date: 2019-05-08


Files in this item

Files Size Format View Description
VOLUME-4-405-417.pdf 742.2Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar