Sustentabilidade e Educação Ambiental transformando espaços.
Show simple item record
dc.contributor.author |
Giglioli, Adilson |
|
dc.contributor.author |
Melo, Evanisa Fátima Reginato Quevedo |
|
dc.contributor.author |
Libera, Luise Tainá Dalla |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-03T14:16:49Z |
|
dc.date.available |
2023-03-03T14:16:49Z |
|
dc.date.issued |
2019-05-08 |
|
dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244834 |
|
dc.description.abstract |
Com o intuito de gerar melhorias no ambiente construído, especialmente no pátio escolar da
Instituição Beneficente Lucas Araújo, na cidade de Passo Fundo/RS, que atende mais de 330 crianças
carentes, o projeto de extensão Transformando Espaços Transformando Vidas aliou conceitos de
paisagismo produtivo e educação ambiental com foco no reaproveitamento de materiais locais que
estavam em desuso, para que, juntos pudessem promover melhorias físicas que implicariam em
benefícios comportamentais, psicológicas e alimentares dos alunos, além de promover e
conscientizar quanto a importância do reaproveitamento de materiais descartados para a
sustentabilidade da própria instituição bem como disseminar o conhecimento através dos alunos, de
forma que as atividades proporcionadas a eles fossem levadas para suas casas e utilizadas em prol de
suas famílias, até mesmo como fonte renda alternativa. Observou-se melhoria no processo de
aprendizado das crianças e maior comprometimento com as atividades relacionadas ao
reaproveitamento de resíduos e sustentabilidade ambiental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In order to improve the built environment, especially in the scholar courtyard of the Instituição
Beneficente Lucas Araújo, in the city of Passo Fundo/RS, that receives more than 300 needy children,
the extension project “Transformando Espaços, Transformando Vidas” allied concepts of
productive landscaping and environmental education, focusing in the reuse of existent materials that
were not in use. The objective of promoting physical improvement could imply also in behavior,
psychological and feeding benefits, besides promoting awareness on the importance of reusing
discarded materials to achieve sustainability in the institution, as well as spreading knowledge to
the students. This way, the activities provided to the children can be taken to their houses, and used
by their families as a way of generating alternative income. An improvement in the learning process
of the children was observed, as well as a better commitment with the activities related to reuse of
residues and environmental sustainability. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Paisagismo Produtivo; |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental; |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Productive landscaping; Environmental education; Sustainability. |
pt_BR |
dc.title |
Sustentabilidade e Educação Ambiental transformando espaços. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sutainability and Environmental Education transforming spaces. |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar