Title: | As formulações da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) para a formação e "qualificação" da juventude trabalhadora |
Author: | Angels, Paula |
Abstract: |
Partindo do pressuposto de que o projeto do capital para a formação das massas trabalhadoras está atrelado às transformações das relações produtivas, a presente pesquisa teve como objetivo analisar e compreender qual a concepção de ?qualificação? da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e seu papel no projeto hegemônico da indústria catarinense, e como objeto de estudo as formulações e proposições da FIESC para a formação da juventude trabalhadora, expressas em seus documentos entre 2010 e 2020. A perspectiva teórico-metodológica empregada na análise se fundamentou no materialismo histórico-dialético e, para o desenvolvimento do estudo, foram realizadas revisão bibliográfica e análise documental em documentos e materiais institucionais produzidos pela FIESC. A atuação da fração burguesa industrial catarinense, organizada no seu principal aparelho privado de hegemonia, a FIESC, na formulação de propostas e ações no campo educacional que visam universalizar seu projeto formativo para o conjunto da sociedade, tem sido observada por pesquisadores da área recentemente. Nessa pesquisa, partiu-se da hipótese de que a entidade reforça a oferta desigual de formação para os trabalhadores, em conformidade com os diferentes postos de trabalho distribuídos nos diferentes setores da indústria. Constatou-se, ao longo da pesquisa, que a FIESC busca construir um consenso ativo em torno de suas pautas no âmbito do Estado Integral para a produtividade e competitividade da indústria. Assim, estabelece como foco de suas ações a formação da juventude, que deve se constituir a partir da aprendizagem flexível e ao longo da vida. Portanto, a concepção de qualificação da entidade sintetiza as mudanças requeridas da força de trabalho para ampliar sua produtividade ao realizar de maneira bem sucedida as tarefas exigidas pela tecnologia capitalista. A pesquisa revela, por fim, que o trabalhador qualificado, na concepção da entidade, deve ser capaz de gerenciar competências cognitivas e socioemocionais, apreendidas em processos formativos diversos, ao longo da vida. Nesse sentido, os jovens ?qualificados? são aqueles que desenvolvem e apresentam capacidades relacionadas ao intraempreendedorismo, à flexibilidade, à adaptação e à polivalência na busca constante por sua empregabilidade. Abstract: Assuming that the capital project for the formation of the working masses is linked to the transformations of productive relations, the present research aimed to analyze and understand the concept of \"qualification\" of the Federation of Industries of the State of Santa Catarina (FIESC) ) and its role in the hegemonic project of industry in Santa Catarina, and as an object of study the formulations and propositions of FIESC for the training of working youth, expressed in its documents between 2010 and 2020. The theoretical-methodological perspective used in the analysis was based on materialism historical-dialectical and, for the development of the study, a bibliographic review and document analysis were carried out on documents and institutional materials produced by FIESC. The performance of the industrial bourgeois fraction of Santa Catarina, organized in its main private apparatus of hegemony, the FIESC, in the formulation of proposals and actions in the educational field that aim to universalize its training project for the whole of society has been observed by researchers in the area recently. In this research, we started from the hypothesis that the entity reinforces the unequal offer of training for workers, in accordance with the different jobs distributed in the different sectors of the industry. It was found, throughout the research, that FIESC seeks to build an active consensus around its guidelines within the scope of the Integral State for the productivity and competitiveness of the industry. Thus, it establishes the training of youth as the focus of its actions, which must be based on flexible and lifelong learning. Therefore, the entity's concept of qualification synthesizes the changes required from the workforce to increase its productivity by successfully performing the tasks required by capitalist technology. Finally, the research reveals that the qualified worker, in the entity's conception, must be able to manage cognitive and socio-emotional skills, learned in different training processes, throughout life. In this sense, ?qualified? young people are those who develop and present capacities related to intrapreneurship, flexibility, adaptation and versatility in the constant search for their employability. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244728 |
Date: | 2022 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1670-D.pdf | 1.850Mb |
View/ |