Design Social e Desenvolvimento Infantil: uma Investigação Bibliométrica

DSpace Repository

A- A A+

Design Social e Desenvolvimento Infantil: uma Investigação Bibliométrica

Show full item record

Title: Design Social e Desenvolvimento Infantil: uma Investigação Bibliométrica
Author: Parreiras, Ana Cristina Santos; Engler, Rita de Castro; Andrade, Marcelo Aureliano Monteiro de; Lana, Sebastiana Luiza Bragança
Abstract: Este artigo visou responder quais as metodologias mais utilizadas nas ciências sociais para o estudo do público infantil e quais seriam as mais adequadas para a aplicação em uma pesquisa do campo do Design Social e da Sustentabilidade, que envolverá o emprego de brincadeiras e jogos lúdicos e a promoção da autoestima de crianças filhas de apenados. Procurou-se observar os processos metodológicos mais comuns para a investigação de públicos infantis em seus aspectos emocionais, psicológicos e educacionais. Para tanto, houve o levantamento das publicações científicas entre 2017 e 2018, da área de Design, que envolvem crianças. Foi escolhida para análise a revista “Revista Brasileira de Educação Especial” e em seguida foi realizada uma bibliometria para observar como normalmente são conduzidos os estudos. Observou-se que os estudos são normalmente de natureza exploratória, qualitativos e que em geral as crianças são investigadas a partir da perspectiva de pais e professores.This article aimed to answer which are the most used methodologies in the social sciences for the study of the childrens and which would be the most suitable for the application in a research of the field of Social Design and Sustainability, that will involve the use of games and playful games and the promotion of the self-esteem of childrens of a prisoners group. It was sought to observe the most common methodological processes for the investigation of children's audiences in their emotional, psychological and educational aspects. For that, were lifted up of scientific publications between 2017 and 2018, in the area of Design, which involve children. The journal "Revista Brasileira de Educação Especial" was chosen for analysis and then a bibliometry was performed to observe how the studies are usually conducted. It was observed that the studies are usually exploratory, qualitative in nature and that children are usually investigated from the perspective of parents and teachers.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244695
Date: 2019-05-08


Files in this item

Files Size Format View Description
VOLUME-2-631-642.pdf 665.4Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar