Design Social e Desenvolvimento Infantil: uma Investigação Bibliométrica
Show simple item record
dc.contributor.author |
Parreiras, Ana Cristina Santos |
|
dc.contributor.author |
Engler, Rita de Castro |
|
dc.contributor.author |
Andrade, Marcelo Aureliano Monteiro de |
|
dc.contributor.author |
Lana, Sebastiana Luiza Bragança |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-27T15:29:56Z |
|
dc.date.available |
2023-02-27T15:29:56Z |
|
dc.date.issued |
2019-05-08 |
|
dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244695 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo visou responder quais as metodologias mais utilizadas nas ciências sociais para
o estudo do público infantil e quais seriam as mais adequadas para a aplicação em uma
pesquisa do campo do Design Social e da Sustentabilidade, que envolverá o emprego de
brincadeiras e jogos lúdicos e a promoção da autoestima de crianças filhas de apenados.
Procurou-se observar os processos metodológicos mais comuns para a investigação de
públicos infantis em seus aspectos emocionais, psicológicos e educacionais. Para tanto,
houve o levantamento das publicações científicas entre 2017 e 2018, da área de Design,
que envolvem crianças. Foi escolhida para análise a revista “Revista Brasileira de
Educação Especial” e em seguida foi realizada uma bibliometria para observar como
normalmente são conduzidos os estudos. Observou-se que os estudos são normalmente de
natureza exploratória, qualitativos e que em geral as crianças são investigadas a partir da
perspectiva de pais e professores. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article aimed to answer which are the most used methodologies in the social sciences
for the study of the childrens and which would be the most suitable for the application in a
research of the field of Social Design and Sustainability, that will involve the use of games
and playful games and the promotion of the self-esteem of childrens of a prisoners group.
It was sought to observe the most common methodological processes for the investigation
of children's audiences in their emotional, psychological and educational aspects. For
that, were lifted up of scientific publications between 2017 and 2018, in the area of Design, which involve children. The journal "Revista Brasileira de Educação Especial" was chosen
for analysis and then a bibliometry was performed to observe how the studies are usually
conducted. It was observed that the studies are usually exploratory, qualitative in nature
and that children are usually investigated from the perspective of parents and teachers. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Research Methodology; Child development; Bibliometry. |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia de pesquisa; |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento Infantil; |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliometria. |
pt_BR |
dc.title |
Design Social e Desenvolvimento Infantil: uma Investigação Bibliométrica |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Social Design and Child Development: A Bibliometric Investigation |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar