Title: | Gestão do design para sustentabilidade: da integração do design ao desenvolvimento sustentável de produtos e serviços |
Author: | Oliveira, Antônio Roberto Miranda de; Arruda, Amilton José Vieira de |
Abstract: |
O objetivo deste artigo é estabelecer o papel substancial da gestão do design para integração da sustentabilidade no âmbito organizacional. A gestão do design fornece métodos, técnicas e ferramentas que proporcionam processos de design que contêm parâmetros estratégicos que desempenham um elo entre os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais dentro das organizações. Desse modo, esse estudo aborda que a gestão do design contribui para a identificação e comunicação da cadeia de valor, dentro das organizações, por meio do gerenciamento de recursos, do tempo, dos custos, da qualidade e da implementação da sustentabilidade por meio de projetos em harmonia com os contextos ambiental, social e econômico de acordo com Triple Bottom Line (TBL). Além desses aspectos, a sustentabilidade no âmbito empresarial deve atender as metas corporativas, assim como a satisfação dos consumidores. Essa nova abordagem da gestão do design, visa desde a integração do design − para o desenvolvimento de uma cultura voltada para inovação e competividade até a implementação da sustentabilidade como um programa formal de atividades. Através de uma revisão da literatura, este estudo mostra como a gestão do design pode contribuir para um novo paradigma dentro das organizações com foco na sustentabilidade estabelecendo uma cadeia de valor dentro das organizações. The aim of this paper is to establish the substantial role of design management for the integration of sustainability in the organizational scope. Design management provides methods, techniques, and tools that provide design processes that contain strategic parameters that link the economic, social, cultural, and environmental aspects within organizations according to Triple Bottom Line (TBL). Thus, this study argues that design management contributes to the identification and communication of the value chain, within the organizations, through the management of resources, time, costs, quality and implementation of sustainability through projects in harmony with the environmental, social and economic contexts. In addition to these aspects, corporate sustainability must meet corporate goals, as well as consumer satisfaction. This new approach to design management, from the integration of design - to the development of a culture focused on innovation and competitiveness to the implementation of sustainability as a formal program of activities. Through a literature review, this study shows how design management can contribute to a new paradigm within organizations with a focus on sustainability by establishing a value chain within organizations. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244653 |
Date: | 2019-05-08 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
VOLUME-2-495-506.pdf | 1.699Mb |
View/ |
Artigo |