dc.contributor.author |
Oliveira, Antônio Roberto Miranda de |
|
dc.contributor.author |
Arruda, Amilton José Vieira de |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-24T21:31:06Z |
|
dc.date.available |
2023-02-24T21:31:06Z |
|
dc.date.issued |
2019-05-08 |
|
dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244653 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo deste artigo é estabelecer o papel substancial da gestão do design para integração da
sustentabilidade no âmbito organizacional. A gestão do design fornece métodos, técnicas e
ferramentas que proporcionam processos de design que contêm parâmetros estratégicos que
desempenham um elo entre os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais dentro das
organizações. Desse modo, esse estudo aborda que a gestão do design contribui para a identificação
e comunicação da cadeia de valor, dentro das organizações, por meio do gerenciamento de
recursos, do tempo, dos custos, da qualidade e da implementação da sustentabilidade por meio de
projetos em harmonia com os contextos ambiental, social e econômico de acordo com Triple
Bottom Line (TBL). Além desses aspectos, a sustentabilidade no âmbito empresarial deve atender
as metas corporativas, assim como a satisfação dos consumidores. Essa nova abordagem da gestão
do design, visa desde a integração do design − para o desenvolvimento de uma cultura voltada para
inovação e competividade até a implementação da sustentabilidade como um programa formal de
atividades. Através de uma revisão da literatura, este estudo mostra como a gestão do design pode
contribuir para um novo paradigma dentro das organizações com foco na sustentabilidade
estabelecendo uma cadeia de valor dentro das organizações. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The aim of this paper is to establish the substantial role of design management for the integration
of sustainability in the organizational scope. Design management provides methods, techniques,
and tools that provide design processes that contain strategic parameters that link the economic,
social, cultural, and environmental aspects within organizations according to Triple Bottom Line
(TBL). Thus, this study argues that design management contributes to the identification and
communication of the value chain, within the organizations, through the management of resources,
time, costs, quality and implementation of sustainability through projects in harmony with the
environmental, social and economic contexts. In addition to these aspects, corporate sustainability
must meet corporate goals, as well as consumer satisfaction. This new approach to design
management, from the integration of design - to the development of a culture focused on innovation
and competitiveness to the implementation of sustainability as a formal program of activities.
Through a literature review, this study shows how design management can contribute to a new
paradigm within organizations with a focus on sustainability by establishing a value chain within
organizations. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão do design; |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade; |
pt_BR |
dc.subject |
Cadeia de valor; |
pt_BR |
dc.subject |
Organização |
pt_BR |
dc.subject |
Design management; Sustainability; Value chain; organization |
pt_BR |
dc.title |
Gestão do design para sustentabilidade: da integração do design ao desenvolvimento sustentável de produtos e serviços |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Design management for sustainability: from design integration to sustainable development of the products and services |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |