Title: | ARQUITETURA, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO AMBIENTAL: A influência da percepção e sensorialidade no ambiente escolar |
Author: | Cardoso, Bárbara Maria; Mahler, Christine Ramos |
Abstract: |
A arquitetura escolar tem como objetivo não apenas abrigar funções pedagógicas, mas contribuir para o ensino-aprendizado de uma maneira ativa e efetiva. Os estímulos sensoriais podem ser expressos de vários modos dentro de edifícios escolares, inclusive através do projeto arquitetônico da edificação. Esses impulsos das sensações, são de suma importância tanto para a formação pedagógica, como percepção do ambiente e conexão com a vivência individual de cada estudante. Entretanto essas sensações são negligenciadas por arquitetos e construtores. Com o objetivo de introduzir a compreensão destes estímulos e suasinfluências no processo de educação, realiza-se este breve estudo. Apoiado bibliografias especificas pertinentes ao tema, juntamente com entrevista com alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cora Coralina de Anápolis-Goiás. The school architecture aims not only to house pedagogical functions, but to contribute to teaching- learning in an active and effective way. Sensory stimuli can be expressed in various ways within school buildings, including through the architectural design of the building. These impulses of the sensations are of paramount importance for the pedagogical formation, as well as perception of the environment and connection with the individual experience of each student. However, these sensations are neglected by architects and builders. In order to introduce the understanding of these stimuli and their influences in the education process, this brief study is carried out. Supporting specific bibliographies pertinent to the theme, together with interviews with elementary school students of the Escola Municipal Cora Coralina of Anápolis-Goiás. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244641 |
Date: | 2019-05-08 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
VOLUME-2-338-347.pdf | 1000.Kb |
View/ |
Artigo |