ARQUITETURA, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO AMBIENTAL: A influência da percepção e sensorialidade no ambiente escolar

DSpace Repository

A- A A+

ARQUITETURA, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO AMBIENTAL: A influência da percepção e sensorialidade no ambiente escolar

Show simple item record

dc.contributor.author Cardoso, Bárbara Maria
dc.contributor.author Mahler, Christine Ramos
dc.date.accessioned 2023-02-24T20:25:06Z
dc.date.available 2023-02-24T20:25:06Z
dc.date.issued 2019-05-08
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244641
dc.description.abstract A arquitetura escolar tem como objetivo não apenas abrigar funções pedagógicas, mas contribuir para o ensino-aprendizado de uma maneira ativa e efetiva. Os estímulos sensoriais podem ser expressos de vários modos dentro de edifícios escolares, inclusive através do projeto arquitetônico da edificação. Esses impulsos das sensações, são de suma importância tanto para a formação pedagógica, como percepção do ambiente e conexão com a vivência individual de cada estudante. Entretanto essas sensações são negligenciadas por arquitetos e construtores. Com o objetivo de introduzir a compreensão destes estímulos e suasinfluências no processo de educação, realiza-se este breve estudo. Apoiado bibliografias especificas pertinentes ao tema, juntamente com entrevista com alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cora Coralina de Anápolis-Goiás. pt_BR
dc.description.abstract The school architecture aims not only to house pedagogical functions, but to contribute to teaching- learning in an active and effective way. Sensory stimuli can be expressed in various ways within school buildings, including through the architectural design of the building. These impulses of the sensations are of paramount importance for the pedagogical formation, as well as perception of the environment and connection with the individual experience of each student. However, these sensations are neglected by architects and builders. In order to introduce the understanding of these stimuli and their influences in the education process, this brief study is carried out. Supporting specific bibliographies pertinent to the theme, together with interviews with elementary school students of the Escola Municipal Cora Coralina of Anápolis-Goiás. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Sensorialidade; pt_BR
dc.subject Ambiência Escolar; pt_BR
dc.subject Edifício Educacional. pt_BR
dc.subject Sensoriality; School Ambience; Educational Building pt_BR
dc.title ARQUITETURA, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO AMBIENTAL: A influência da percepção e sensorialidade no ambiente escolar pt_BR
dc.title.alternative ARCHITECTURE, SUSTAINABILITY AND ENVIRONMENTAL COMFORT: The influence of perception and sensoriality in the school environment pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
VOLUME-2-338-347.pdf 1000.Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar