ARQUITETURA, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO AMBIENTAL: A influência da percepção e sensorialidade no ambiente escolar
Show simple item record
dc.contributor.author |
Cardoso, Bárbara Maria |
|
dc.contributor.author |
Mahler, Christine Ramos |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-24T20:25:06Z |
|
dc.date.available |
2023-02-24T20:25:06Z |
|
dc.date.issued |
2019-05-08 |
|
dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244641 |
|
dc.description.abstract |
A arquitetura escolar tem como objetivo não apenas abrigar funções pedagógicas, mas contribuir
para o ensino-aprendizado de uma maneira ativa e efetiva. Os estímulos sensoriais podem ser
expressos de vários modos dentro de edifícios escolares, inclusive através do projeto arquitetônico
da edificação. Esses impulsos das sensações, são de suma importância tanto para a formação
pedagógica, como percepção do ambiente e conexão com a vivência individual de cada estudante.
Entretanto essas sensações são negligenciadas por arquitetos e construtores. Com o objetivo de
introduzir a compreensão destes estímulos e suasinfluências no processo de educação, realiza-se este
breve estudo. Apoiado bibliografias especificas pertinentes ao tema, juntamente com entrevista com
alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cora Coralina de Anápolis-Goiás. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The school architecture aims not only to house pedagogical functions, but to contribute to teaching-
learning in an active and effective way. Sensory stimuli can be expressed in various ways within
school buildings, including through the architectural design of the building. These impulses of the
sensations are of paramount importance for the pedagogical formation, as well as perception of the
environment and connection with the individual experience of each student. However, these
sensations are neglected by architects and builders. In order to introduce the understanding of these
stimuli and their influences in the education process, this brief study is carried out. Supporting
specific bibliographies pertinent to the theme, together with interviews with elementary school
students of the Escola Municipal Cora Coralina of Anápolis-Goiás. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Sensorialidade; |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiência Escolar; |
pt_BR |
dc.subject |
Edifício Educacional. |
pt_BR |
dc.subject |
Sensoriality; School Ambience; Educational Building |
pt_BR |
dc.title |
ARQUITETURA, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO AMBIENTAL: A influência da percepção e sensorialidade no ambiente escolar |
pt_BR |
dc.title.alternative |
ARCHITECTURE, SUSTAINABILITY AND ENVIRONMENTAL COMFORT: The influence of perception and sensoriality in the school environment |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar