Acompanhamento de egressos: um estudo de caso em programa de pós-graduação stricto sensu

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Acompanhamento de egressos: um estudo de caso em programa de pós-graduação stricto sensu

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Título: Acompanhamento de egressos: um estudo de caso em programa de pós-graduação stricto sensu
Autor: Trierweiller, Andréa Cristina; Vefago, Yuri Borba; Leopoldo, Joana Fenali; Lotthammer, Karen; Maciel, Cássia Emídio; Ferenhof, Hélio A.; Lima, Fabiana Santos
Resumo: A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência reguladora dos cursos de pós-graduação no Brasil, tem como critério de avaliação, a necessidade de monitoramento de egressos durante cinco anos, após o término do curso. Ação esta complexa, sem a estruturação de um processo e de um instrumento de acompanhamento, que busque informações periódicas e atualizadas de seus egressos. Este artigo objetiva demonstrar uma forma estruturada de realizar tal acompanhamento, por intermédio de um censo, em um Programa de Pós-Graduação de universidade brasileira. Os resultados indicam que o questionário foi um instrumento capaz de prover o acompanhamento dos egressos, levantando o seu perfil, atuação profissional e acadêmica, conforme recomendação da CAPES.The Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the regulatory agency for postgraduate courses in Brazil, has as an evaluation criterion, the need of monitoring alumni for five years after the end of the course. This action is complex, without structuring: a process as well a monitoring instrument that seeks periodic and updated information. Thus, this article aims to demonstrate a structured way to carry out such monitoring employing a census in a postgraduate program of a Brazilian University. The results indicate that the census questionnaire was an instrument capable of providing the alumni follow-up, raising their profile, professional and academic performance, as recommended by CAPES.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244524
Data: 2019-05-08


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