Acompanhamento de egressos: um estudo de caso em programa de pós-graduação stricto sensu

DSpace Repository

A- A A+

Acompanhamento de egressos: um estudo de caso em programa de pós-graduação stricto sensu

Show simple item record

dc.contributor.author Trierweiller, Andréa Cristina
dc.contributor.author Vefago, Yuri Borba
dc.contributor.author Leopoldo, Joana Fenali
dc.contributor.author Lotthammer, Karen
dc.contributor.author Maciel, Cássia Emídio
dc.contributor.author Ferenhof, Hélio A.
dc.contributor.author Lima, Fabiana Santos
dc.date.accessioned 2023-02-16T17:48:15Z
dc.date.available 2023-02-16T17:48:15Z
dc.date.issued 2019-05-08
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244524
dc.description.abstract A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência reguladora dos cursos de pós-graduação no Brasil, tem como critério de avaliação, a necessidade de monitoramento de egressos durante cinco anos, após o término do curso. Ação esta complexa, sem a estruturação de um processo e de um instrumento de acompanhamento, que busque informações periódicas e atualizadas de seus egressos. Este artigo objetiva demonstrar uma forma estruturada de realizar tal acompanhamento, por intermédio de um censo, em um Programa de Pós-Graduação de universidade brasileira. Os resultados indicam que o questionário foi um instrumento capaz de prover o acompanhamento dos egressos, levantando o seu perfil, atuação profissional e acadêmica, conforme recomendação da CAPES. pt_BR
dc.description.abstract The Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the regulatory agency for postgraduate courses in Brazil, has as an evaluation criterion, the need of monitoring alumni for five years after the end of the course. This action is complex, without structuring: a process as well a monitoring instrument that seeks periodic and updated information. Thus, this article aims to demonstrate a structured way to carry out such monitoring employing a census in a postgraduate program of a Brazilian University. The results indicate that the census questionnaire was an instrument capable of providing the alumni follow-up, raising their profile, professional and academic performance, as recommended by CAPES. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Pós-graduação; pt_BR
dc.subject Egressos; pt_BR
dc.subject Monitoramento de egressos; pt_BR
dc.subject Avaliação. pt_BR
dc.subject Post Graduation; Alumni; Alumni Follow-up; Assessment. pt_BR
dc.title Acompanhamento de egressos: um estudo de caso em programa de pós-graduação stricto sensu pt_BR
dc.title.alternative Alumni follow-up: a case study at a stricto sensus post-graduate program pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
VOLUME-2-68-81.pdf 741.6Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar