Sistema construtivo de blocos de encaixe: uma experiência didática de integração em tecnologia da construção, desenvolvimento e design de produto.

DSpace Repository

A- A A+

Sistema construtivo de blocos de encaixe: uma experiência didática de integração em tecnologia da construção, desenvolvimento e design de produto.

Show full item record

Title: Sistema construtivo de blocos de encaixe: uma experiência didática de integração em tecnologia da construção, desenvolvimento e design de produto.
Author: França, André de Paula; Morais, Ingrid; Loura, Rejane Magiag; Bessa, Sofia Araújo Lima
Abstract: A busca pela inovação e o problema da baixa produtividade na construção civil brasileira tem despontado como agenda dos diversos atores envolvidos nessa cadeia, o que tem, em alguma medida, relação com a formação dos arquitetos no Brasil. Diante desse contexto, este artigo se propôs discutir uma experiência pedagógica com base no ensino tecnológico para estudantes de arquitetura e urbanismo. A experiência se baseou numa abordagem integrada de conhecimentos tecnológicos do campo da arquitetura, da construção civil e do design de produto para o desenvolvimento de uma solução construtiva industrializada e racional voltada para a autoconstrução de habitações unifamiliares. O sistema proposto de blocos autoportantes com montagem a seco (sem argamassa ligante) foi produzido a partir de concreto com rejeitos de mineração em sua composição. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que, pelo ponto de vista tecnológico, constatou-se que o microconcreto desenvolvido mostrou-se adequado e que há necessidade de aprimoramento no desenho dos blocos e das fôrmas. Pedagogicamente, houve um ganho muito significativo para os estudantes de arquitetura que tiveram de trabalhar de maneira integrada e prática, na conceituação de uma tipologia arquitetônica a partir do desenvolvimento de um sistema construtivo, e na materialidade de cada bloco que compõe o sistema.The search for innovation and the problem of loss of productivity in Brazilian civil construction has emerged as an agenda for the various actors involved in this chain, which has to some extent a relation with the training of architects in Brazil. In this context, this article aims to discuss a pedagogical experience based on technological teaching for students of architecture and urbanism. The experience was based on an integrated approach of technological knowledge from the field of architecture, civil construction and product design to the development of an industrialized and rational constructive solution for the self-construction of single-family dwellings. The proposed system of self-supporting dry blocks (without bonding mortar) was produced from concrete with mining tailings in its composition. From the obtained results, it can be concluded that, from the technological point of view, it was verified that the developed microconcrete was adequate and that there is a need for improvement in the design of the blocks and the forms. Pedagogically, there was a very significant gain for architecture students who had to work in an integrated and practical way, in the conceptualization of an architectural typology from the development of a constructive system, and in the materiality of each block that composes the system.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244473
Date: 2019-05-08


Files in this item

Files Size Format View Description
VOLUME-1-281-292.pdf 969.9Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar