Sistema construtivo de blocos de encaixe: uma experiência didática de integração em tecnologia da construção, desenvolvimento e design de produto.
Show simple item record
dc.contributor.author |
França, André de Paula |
|
dc.contributor.author |
Morais, Ingrid |
|
dc.contributor.author |
Loura, Rejane Magiag |
|
dc.contributor.author |
Bessa, Sofia Araújo Lima |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-15T17:06:48Z |
|
dc.date.available |
2023-02-15T17:06:48Z |
|
dc.date.issued |
2019-05-08 |
|
dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244473 |
|
dc.description.abstract |
A busca pela inovação e o problema da baixa produtividade na construção civil brasileira tem
despontado como agenda dos diversos atores envolvidos nessa cadeia, o que tem, em alguma medida,
relação com a formação dos arquitetos no Brasil. Diante desse contexto, este artigo se propôs discutir
uma experiência pedagógica com base no ensino tecnológico para estudantes de arquitetura e
urbanismo. A experiência se baseou numa abordagem integrada de conhecimentos tecnológicos do
campo da arquitetura, da construção civil e do design de produto para o desenvolvimento de uma
solução construtiva industrializada e racional voltada para a autoconstrução de habitações
unifamiliares. O sistema proposto de blocos autoportantes com montagem a seco (sem argamassa
ligante) foi produzido a partir de concreto com rejeitos de mineração em sua composição. A partir
dos resultados obtidos, pode-se concluir que, pelo ponto de vista tecnológico, constatou-se que o
microconcreto desenvolvido mostrou-se adequado e que há necessidade de aprimoramento no
desenho dos blocos e das fôrmas. Pedagogicamente, houve um ganho muito significativo para os
estudantes de arquitetura que tiveram de trabalhar de maneira integrada e prática, na conceituação de
uma tipologia arquitetônica a partir do desenvolvimento de um sistema construtivo, e na
materialidade de cada bloco que compõe o sistema. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The search for innovation and the problem of loss of productivity in Brazilian civil construction
has emerged as an agenda for the various actors involved in this chain, which has to some extent a
relation with the training of architects in Brazil. In this context, this article aims to discuss a
pedagogical experience based on technological teaching for students of architecture and urbanism.
The experience was based on an integrated approach of technological knowledge from the field of
architecture, civil construction and product design to the development of an industrialized and
rational constructive solution for the self-construction of single-family dwellings. The proposed
system of self-supporting dry blocks (without bonding mortar) was produced from concrete with
mining tailings in its composition. From the obtained results, it can be concluded that, from the
technological point of view, it was verified that the developed microconcrete was adequate and that
there is a need for improvement in the design of the blocks and the forms. Pedagogically, there was
a very significant gain for architecture students who had to work in an integrated and practical
way, in the conceptualization of an architectural typology from the development of a constructive
system, and in the materiality of each block that composes the system. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas construtivos; |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Arquitetura; |
pt_BR |
dc.subject |
Microconcreto; |
pt_BR |
dc.subject |
Resíduos. |
pt_BR |
dc.subject |
Construction systems; Architecture Teaching; Microconcrete; Wastes. |
pt_BR |
dc.title |
Sistema construtivo de blocos de encaixe: uma experiência didática de integração em tecnologia da construção, desenvolvimento e design de produto. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Building block system: a didactic experience of integration in construction technology, development and product design |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar