Title: | Educação colaborativa para democracia: experiências sociológicas no ensino remoto |
Author: | Ferreira, Katiane |
Abstract: |
Esta dissertação busca responder para o campo de educação e comunicação: como promover uma educação democrática no ensino remoto de sociologia? Este problema de pesquisa foi elaborado mediante a situação histórica que atravessamos como sociedade, passando por uma pandemia do Covid-19, mas também por termos observado que desde 2013 o Brasil atravessa uma crise democrática, que afeta a sua educação pública de qualidade. Consideramos que a pandemia do Covid-19 desnudou e intensificou a emergência democrática brasileira, possibilitando que avistássemos a democracia em estado terminal com o descaso do Governo Jair Messias Bolsonaro (2019-2022) em relação à educação pública. Consideramos também problemático que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tenham sido incorporadas numa perspectiva de uso conservador e de racionalidade neoliberal na educação pública nesse período histórico de pandemia. Assim, destacamos que nossa investigação se vincula a um projeto de pesquisa maior que a antecede, sendo parte do contexto do Projeto Escola Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã (PEM) (2018-2020). Esse projeto ao qual nos vinculamos, esteve ao longo de toda sua trajetória orientado principalmente pela perspectiva da educação hacker. A educação hacker é fundamentada na ética dos primeiros cientistas da computação, os hackers. Ademais, essa educação hacker se fundamenta no princípio da colaboração, tornando essa relação entre educação e colaboração inseparáveis. Partindo disso, analisamos em nosso estudo de caso, a experiência de uma professora de sociologia participante do PEM que atua no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA-UFSC) e que privilegia em suas estratégias pedagógicas as metodologias colaborativas na perspectiva hacker. Buscamos analisar com base na experiência dessa professora, como as metodologias colaborativas no ensino remoto promoveram uma educação democrática nesse contexto emergencial de 2020. Nossa proposta teórica para metodologias colaborativas que promovam uma educação democrática, sustenta-se com referenciais da educação hacker (PRETTO, 2017; 2018); (MENEZES, 2018), saberes decoloniais (QUIJANO, 2015); (hooks, 2017); (WALSH, 2009) e educação democrática (DEWY, 1979; 1997); (FREIRE, 1996; 2013); (SOUSA SANTOS, 2001; 2002; 2016). Obtemos em nossas considerações de investigação, que as metodologias colaborativas podem promover uma educação democrática nesse contexto de ensino remoto, principalmente se respeitado as condições materiais e imateriais da construção da escola pública. Isto é, com condições de estrutura adequada, formações de qualidade para professores e professoras estudarem e poderem praticar aquilo que aprendem, especialmente construindo uma comunidade de prática. Ademais, uma construção de comunidade de prática de metodologias colaborativas promovidas dentro das escolas, são entendidas nessa pesquisa, como uma estratégia pedagógica com intencionalidade de promover uma educação democrática e o fortalecimento da qualidade da educação pública e consequentemente da democracia. Abstract: This dissertation seeks to answer for the field of education and communication: how to promote a democratic education in the remote teaching of sociology? This research problem was elaborated by means of the historical situation we are going through as a society, going through a Covid-19 pandemic, but also because we have observed that since 2013 Brazil has been going through a democratic crisis, which affects its quality public education. We consider that the Covid-19 pandemic has laid bare and intensified Brazil's democratic emergency, enabling us to spot democracy in a terminal state with the Jair Messias Bolsonaro Government's (2019-2022) neglect of public education. We also consider it problematic that Information and Communication Technologies (ICT) have been incorporated in a perspective of conservative use and neoliberal rationality in public education in this historical pandemic period. Thus, we highlight that our investigation links to a larger research project that precedes it, being part of the context of the Escola Mundo: Espaços inovadores para a formação cidadã (PEM) (2018-2020). This project, to which we are linked, has been guided throughout its trajectory mainly by the perspective of hacker education. Hacker education is based on the ethics of the first computer scientists, the hackers. This hacker education is especially oriented to the theory and practice of collaboration, making them inseparable. Based on this, we analyze in our case study the experience of a sociology teacher participating in the PEM who works at the Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA-UFSC) and who privileges collaborative methodologies in her pedagogical strategies from the hacker perspective. We seek to analyze, based on the experience of this teacher, how collaborative methodologies in remote teaching have promoted a democratic education in this emergency context of 2020. Our theoretical proposal for collaborative methodologies that promote a democratic education is based on hacker education (PRETTO, 2017; 2018); (MENEZES, 2018), decolonial knowledge (QUIJANO, 2015); (hooks, 2017); (WALSH, 2009), and democratic education ((DEWY, 1979; 1997); (FREIRE, 1996; 2013); (SOUSA SANTOS, 2001; 2002; 2016). Our research shows that collaborative methodologies can promote a democratic education in this remote teaching context, especially if the material and immaterial conditions of the public school construction are respected. That is, with adequate structural conditions, quality trainings for teachers to study and practice what they learn, especially by building a community of practice. Moreover, the construction of a community of practice of collaborative methodologies promoted within schools is understood in this research as a pedagogical strategy with the intention of promoting a democratic education and strengthening the quality of public education and, consequently, democracy. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244103 |
Date: | 2022 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1668-D.pdf | 1.410Mb |
View/ |