dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Marrero, Andrea Rita |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Carlito Leopoldo Jorge |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-21T16:50:51Z |
|
dc.date.available |
2022-10-21T16:50:51Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.other |
378254 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240885 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2022. |
|
dc.description.abstract |
O uso de jogos na educação nem sempre foi considerado como método de aprendizagem significativa, mas atualmente representa uma metodologia valorosa em processos de ensino- aprendizagem que preconizam o protagonismo dos estudantes. Modelos teóricos são relevantes quando assuntos abstratos são retratados em sala de aula, por isso a utilização do jogo Magic: the Gathering como forma de gamificação do ensino de Biologia Evolutiva foi um dos objetivos deste trabalho. Além disso, almejou-se desenvolver um guia para sua utilização, não só no ensino de Biologia Evolutiva, mas como roteiro para a aplicação de jogos em qualquer contexto de ensino-aprendizagem. Este jogo foi analisado de acordo com o método TWA (Teaching With Analogies) e seguindo os principais passos do ensino por investigação. Foi possível observar que o jogo apresenta diversas maneiras de se representar os ambientes, suas pressões seletivas, os seres vivos, sua variabilidade, os processos de mutação, migração e de deriva genética. O jogo apresenta algumas limitações para que sejam feitas analogias precisas, mas utilizando-se do método Teaching With Analogies pode-se, inclusive, aproveitar as limitações do jogo para promover ainda mais aprendizado a partir do ponto de vista crítico dos estudantes. Este trabalho envolveu a produção de três roteiros, tanto para professores quanto para estudantes, a fim de se definir os melhores caminhos para o ensino de Biologia Evolutiva utilizando jogos como analogia. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: The use of games in education has not always been considered as a method of meaningful learning, but currently represents a valuable methodology in teaching-learning processes that advocate the protagonism of students. Theoretical models are relevant when abstract subjects are portrayed in the classroom, so the use of the game Magic: the Gathering as a way to gamify the teaching of Evolutionary Biology was one of the goals of this work. In addition, we aimed to develop a guide for its use, not only in the teaching of Evolutionary Biology, but as a roadmap for the application of games in any teaching-learning context. This game was analyzed according to the TWA (Teaching With Analogies) method and following the main steps of inquiry-based teaching. It was possible to observe that the game presents several ways to represent environments, their selective pressures, living things, their variability, and the processes of mutation, migration, and genetic drift. The game has some limitations in order to make accurate analogies, but using the Teaching With Analogies method one can even take advantage of the game's limitations to promote even more learning from a critical point of view of the students. This work involved the production of three scripts, for both teachers and students, in order to define the best ways to teach Evolutionary Biology using games as analogies. |
en |
dc.format.extent |
69 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Biologia |
|
dc.subject.classification |
Jogos educativos |
|
dc.subject.classification |
Gamificação |
|
dc.subject.classification |
Evolução (Biologia) |
|
dc.title |
Guia para utilização de Magic: the Gathering no ensino de biologia evolutiva |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado profissional) |
|