Title: | RPG Medievo Ibérico: a interpretação de papéis como uma estratégia para o ensino de Idade Média no ensino fundamental |
Author: | Freitas, Juliana de Almeida |
Abstract: |
Esta dissertação apresenta os passos da construção do jogo de RPG Medievo Ibérico, desenvolvido para a abordagem do conteúdo de idade média com os alunos do sétimo ano do ensino fundamental. O jogo se passa no califado de Córdoba na segunda metade do século X, tendo como foco a biblioteca do califa Al-Hakan II e sua relação com diferentes bibliotecas nas regiões banhadas pelo mar Mediterrâneo. Reunidos em pequenos grupos os alunos receberão missões para trazer à biblioteca novos manuscritos selecionados por Lubna, bibliotecária do califa e importante intelectual do período. Como apoio ao professor e ao desenrolar das missões, foi construído um banco de dados com diversas fontes onde os estudantes poderão encontrar soluções para as dificuldades do jogo. Este RPG apresenta uma estrutura clássica onde o professor, representando Lubna, será o mestre da narrativa, as ações dos alunos/personagens serão medidas pele rolar de dois dados de seis lados, e as missões e atividades mais complexas serão realizadas pelos alunos em casa. Ao longo dos capítulos desta dissertação está o processo teórico da construção do jogo, desde as discussões sobre o uso pedagógico dos jogos e outras mídias em sala de aula, até o diálogo com as produções historiográficas sobre a temática do jogo. Esta dissertação não se propõe a ser um modelo a ser reproduzido pelo professor, mas um conjunto de possibilidades para a abordagem do medievo no ensino fundamental. Abstract: This dissertation presents the steps of the construction of the RPG Medieval Iberian game developed for the approach of the content of middle age with the students of the seventh year of elementary school. The game takes place in the caliphate of Cordoba in the second half of the tenth century, focusing on the library of Caliph Al-Hakan II and its relation with different libraries in the regions bathed by the Mediterranean Sea. Gathered in small groups the students will receive missions to bring to the library new manuscripts selected by Lubna, librarian of the caliph and important intellectual of the period. As support for the teacher and the development of the missions, a database was built with several sources where students can find solutions to the difficulties of the game. This RPG features a classic structure where the teacher, representing Lubna, will be the master of the narrative, the actions of the students / characters will be measured by rolling two dice from six sides, and the more complex missions and activities will be carried out by the students at home. Throughout the chapters of this dissertation is the theoretical process of game construction, from the discussions about the pedagogical use of games and other media in the classroom, to the dialogue with the historiographic productions on the theme of the game. This dissertation does not propose to be a model to be reproduced by the teacher, but a set of possibilities for the approach of the Middle Ages in elementary education. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238650 |
Date: | 2017 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PPEH0018-D.pdf | 3.694Mb |
View/ |