Title: | Quais histórias nos contam essas canções?: a utilização de canções no ensino de história |
Author: | Morais, Michele Valentim |
Abstract: |
Este trabalho apresenta uma discussão em torno das possibilidades do uso de canções no ensino de história para alunos do período escolar que compreende o Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio, na qual se encerra com uma proposta de trabalho acerca do tema. Para isso se fez necessário uma rápida contextualização sobre o debate que envolve as relações entre canções e a história, além das questões que envolvem o Ensino de História e o uso de documentos históricos com os alunos. Ao longo do texto também foram apresentadas a experiência realizadas em sala de aula com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental que ocorreram na Escola da Ilha e outras atividades realizadas em outras regiões do país e que foram relatadas em artigos acadêmicos. Para construir a proposta final, esta experiência foi problematizada a partir do debate teórico proposto principalmente pela autora Miriam Hermeto, relacionado a outros autores. A intenção dessa dissertação é apresentar uma proposta de trabalho referente as práticas pedagógicas que envolvem o uso de canções como documento histórico, com alunos do ensino básico, tendo em vista a necessidade de aproximar estes alunos da disciplina e promover uma maior compreensão do conteúdo trabalhado em sala, promovendo um processo de descoberta e construção do conhecimento histórico de forma mais crítica e autônoma. Abstract : This paper presents a discussion about the possibilities of the use of songs without history teaching for students of the school period that includes elementary education II and / or high school, in which it concludes with a proposal of work on the theme. For this, it is necessary to make a brief contextualization about the debate involving the relationships between songs and history, as well as the issues surrounding the teaching of history and the use of historical documents with students. Throughout the text were also presented as tests conducted in the classroom with students of the 9th grade of elementary school that occur in the current school I teach, in addition to offers in other regions of the country and which are reported in academic articles, presented over of this text. In order to construct a final proposal, these experiences were problematized and rethought from the theoretical debate proposed by the author Miriam Hermeto, among other authors. The intention of this dissertation is to present a proposal of work and to promote a difficulty in questions referring to pedagogical practices that envolve the use of documents with students of the basic education, in the case the music, considering the necessity to approach these students of the discipline and to promote a greater understanding of the content worked in the classroom involving these students process of discovery and construction of historical knowledge in a more critical and autonomous way. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238648 |
Date: | 2017 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PPEH0013-D.pdf | 759.0Kb |
View/ |