Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina

Show full item record

Title: Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina
Author: Valente, Lúcia Seara Berka
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as possibilidades educativas de uma experiência de curadoria compartilhada com crianças utilizando o acervo do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina analisando as potencialidades e limites da participação de crianças no exercício da curadoria. Diante da importância da relação educação e museu, a pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória discute os principais aspectos que compõem o universo museal: dimensão narrativa (curadoria), dimensão educativa (mediação), dimensão participativa (acessibilidade) e dimensão comunicativa (exposição). Dentro dos preceitos da pesquisa com crianças, a fase empírica envolveu uma proposta de intervenção didática por meio de oficinas com um grupo de crianças entre 9 e 10 anos, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFSC, em Florianópolis-SC, no segundo semestre de 2019. Desenvolveram-se atividades relacionadas aos olhares das crianças sobre museus, coleções e objetos do acervo, construção de objetos e narrativas, exercícios de seleção e outras experimentações lúdicas e culturais que finalizaram com a criação de uma exposição ?Bicho da Terra, do Ar e do Mar, feito de madeira pra gente brincar?. As atividades foram registradas no Diário de Campo de forma detalhada, complementado por comentários da pesquisadora ao longo do trabalho. A análise da experiência destaca a importância da educação museal na escola e a participação das crianças no processo curatorial e expositivo bem como a mediação adulta e entre pares nas interações das crianças com a cultura.Abstract: The present work aims to reflect on the educational possibilities of a curatorship experience shared with children using the collection of the Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina, analyzing the potential and limits of children's participation in the exercise of curatorship. Given the importance of the relationship between education and museum, the research with a qualitative and exploratory approach addressed the main aspects that make up the museum universe: narrative dimension (curatorship), educational dimension (mediation), participatory dimension (accessibility) and communicative dimension (exhibition). Within the precepts of research with children, the empirical dimension involved a proposal of didactic intervention through workshops with a group of children between 9 and 10 years old, students of the 4th year of Elementary School at Colégio de Aplicação da UFSC, in Florianópolis-SC , in the second half of 2019. Activities related to children's views on museums, collections and objects from the collection, construction of objects and narratives, selection exercises and other playful and cultural experiments were developed that ended with the creation of an exhibition ?Bicho da Terra, do Ar e do Mar, feito de madeira pra gente brincar? (?Animal from Earth, Air and Sea, made of wood for us to play with?). The activities were recorded in the Field Diary in detail, complemented by the researcher's comments throughout the work. The analysis of the experience highlights the importance of museum education at school and the participation of children in the curatorial and exhibition process as well as adult and peer mediation in children's interactions with culture.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238126
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PEED1649-D.pdf 71.10Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar