Title: | Os sistemas didáticos na obra "Introdução ao estudo da Escola Nova", de Lourenço Filho |
Author: | Schmidt, Juliana Scariot |
Abstract: |
Lourenço Filho foi um dos responsáveis por divulgar os ideais da Escola Nova no Brasil. O autor teve grande influência na formação de professores e nas publicações científicas de sua época. Além disso, foi uma importante ponte entre a Educação e o nascimento da Psicologia como ciência no país. Assim, o presente trabalho tem como objetivo responder quais as características das principais abordagens teórico-metodológicas que subsidiam os sistemas didáticos propostos por Lourenço Filho na obra Introdução ao estudo da Escola Nova. O livro foi originalmente publicado em 1930, mas aqui se utilizou a 14ª edição do material, publicada em 2002. A pergunta de pesquisa que orientou esta investigação foi: quais são as características, semelhanças e diferenças das principais abordagens teórico-metodológicas que subsidiam os sistemas didáticos apresentados por Lourenço Filho na obra Introdução ao Estudo da Escola Nova? Para respondê-la, utilizou-se o método de análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin. Depois de identificar os três principais autores, Maria Montessori, Jean Ovide Decroly e John Dewey, foram definidas quatro categorias de análise para identificar características desses métodos, a saber: fundamentos do processo de ensino; concepções de aluno, educando e criança; postura do educador; e método. A dissertação está organizada em uma introdução, dois capítulos e as considerações finais. O primeiro capítulo, intitulado Lourenço Filho e o movimento da Escola Nova, retoma um breve histórico do Movimento da Escola Nova no mundo e no Brasil, bem como a vida, o percurso profissional de Lourenço Filho, sua produção acadêmica e atuação nas reformas educacionais do país na década de 1920. No segundo capítulo, é apresentada a análise de conteúdo realizada, considerando a segunda parte da obra estudada, que trata, especificamente, dos principais sistemas didáticos apresentados por Lourenço Filho, buscando discutir suas características, semelhanças e diferenças. Conclui-se que os Montessori, Decroly e Dewey concordam sobre a importância do protagonismo do aluno e seus sistemas didáticos propõem atividades com base no interesse das crianças, sendo princípios fundamentais a liberdade, autonomia e autoeducação. Montessori e Decroly concordam sobre a importância das características biológicas do desenvolvimento, enquanto que, em Dewey, observa-se uma preocupação com o meio social. Em que pesem suas diferenças, nos três sistemas os professores têm a tarefa de guiar os alunos e apresentar possibilidades de exploração do mundo. Abstract: Lourenço Filho was one of the most important names in Brazil who represented the ideas of the movement called New school. The author had a great influence on teachers education and on scientific publications of his time. Furthermore, it was an important connection between Education and the birth of Psychology as a science in the country. The present work aims to answer which are the characteristics of the main theoretical and methodological approaches that support the didactic systems proposed by Lourenço Filho in the book Introduction to the study of New School. The book was originally published in 1930 and the 14th edition of the material, published in 2002 was used here. The research question that guided the investigation was the following: What are the characteristics, similarities and differences of the main theoretical-methodological approaches that support the didactic systems presented by Lourenço Filho in the book Introduction to the Study of New School? To answer it, the method of content analysis proposed by Laurence Bardin was used. After identifying the three main authors, Maria Montessori, Jean Ovide Decroly and John Dewey, four categories of analysis were defined to identify characteristics of these methods, namely: fundamentals of the teaching process; conceptions of student, student and child; teacher posture and method. The dissertation is organized into an Introduction, two chapters, final considerations and references. The first chapter, entitled Lourenço Filho and the New School movement, resumes a brief history of the New School Movement in the world and in Brazil, as well as the personal life, professional path of Lourenço Filho, his academic production and performance in the educational reforms in Brazil in the 1920s. The second chapter presents the content analysis carried out, considering the second part of the work, which deals specifically with the main didactic systems presented by Lourenço Filho, seeking to discuss their characteristics, similarities and differences. It is concluded that the three authors agree on the importance of the student's protagonism, their didactic systems propose activities based on the children's interests, with fundamental principles being freedom, autonomy and self-education. Montessori and Decroly agree on the importance of the biological characteristics of development, while Dewey's concern with the social environment is observed. Despite their differences, in the three systems, teachers have the task of guiding students and presenting possibilities for exploring the world. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236222 |
Date: | 2022 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1645-D.pdf | 895.3Kb |
View/ |