dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Costa, David Antonio da |
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dc.contributor.author |
Hoffmann, Yohana Taise |
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dc.date.accessioned |
2022-06-22T23:17:20Z |
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dc.date.available |
2022-06-22T23:17:20Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.other |
376662 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235729 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2022. |
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dc.description.abstract |
A partir dos estudos iniciais da epistemologia de Ludwik Fleck (1896-1961) e da sociologia de Pierre Bourdieu (1930-2002), buscamos responder: De que modo se constituem os elementos que compõem o campo científico da História da educação matemática no Brasil, os processos de criação, de representação e legitimação, os agentes, os estilos de pensamento e o habitus? A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, sendo necessária uma capacidade integrativa e analítica para as investigações. Para compor o conjunto de dados, em relação à História da educação matemática (Hem), utilizamos as informações junto às bases de dados: Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP/CNPq), e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Para auxiliar em nossas análises, construímos visualizações dos dados por meio de dois softwares o IRaMuTeQ e o Gephi. Dentre os elementos que compõem o campo científico, em particular a Hem no Brasil, podemos identificar os seguintes: as teses e dissertações; os grupos de pesquisa (GPs) e as respectivas linhas de pesquisas que se formaram a partir dos anos 2000 e suas ramificações; a rede de comunicação por meio da socialização em eventos, primeiramente internacionais e os reflexos entre os pesquisadores que investigam a Hem em âmbito nacional, como também as revistas científicas e dossiês temáticos; o processo de disciplinação e alguns exemplos práticos da implementação da disciplina de História da educação matemática, tanto como obrigatória quanto optativa, em cursos de Licenciatura em Matemática. Assim, esse processo de constituição do campo até a sua profissionalização pode ser relacionado com a teoria sociológica de Bourdieu e os conceitos de habitus científico, como também o de illusio. Dessa maneira, os agentes do campo da Hem buscam uma consolidação e autonomia, o que faz com que sejam legítimas as disputas inerentes ao jogo, como a coerção de pensamento. Para determinar os principais agentes, analisamos os 18 GPS em que, na época da consulta ao DGP/CNPq, havia a linha de pesquisa em História da educação matemática e, a partir de então, selecionamos os agentes (totalizando 167 destes, dos quais 161 compuseram a rede de visualização dos grupos), e pudemos mensurar o capital simbólico por meio do Currículo Lattes, identificando a dinâmica dos grupos. Ao analisar as 65 teses, entre os anos de 2012 e 2018, foi possível reconhecer pela relação entre os autores das teses e o vínculo com o orientador e/ou o GP o efeito indireto, ou melhor, a coerção de pensamento por meio da circulação intra e intercoletiva de ideias, práticas, teorias e metodologias. Em sua maioria, os eixos temáticos são da História de formação de professores de matemática. Percebemos uma associação entre o GP do orientador e o lugar da Hem, e entre o GP do autor da tese e o lugar da Hem. Os GPs que predominam são o Grupo de Pesquisa de História da educação matemática no Brasil (GHEMAT) que, em sua maioria, coloca a Hem como uma especificidade da História da Educação, e o Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM) que associa a Hem como uma particularidade da Educação Matemática. Em relação à identificação dos estilos e/ou matizes de pensamentos, podemos inferir, a partir da análise das teses, que há um matiz de pensamento do campo da História da Educação e o EP do campo da Educação Matemática. Um aspecto importante é o olhar relacional, na escrita da tese analisamos a dimensão microssociológica. Porém, ao examinar em uma dimensão macrossociológica, a Hem se torna um subcampo de campos mais estáveis e autônomos, como o da Educação Matemática, da Educação e da Matemática, por exemplo. Finalizando, a tese perpassa pelo campo das humanidades digitais e da sociologia histórica ou história sociológica. |
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dc.description.abstract |
Abstract: From the initial studies on the epistemology of Ludwik Fleck (1896-1961) and the sociology of Pierre Bourdieu (1930-2002), we seek to answer the following question: how the elements that make up the scientific field of the History of Mathematics Education in Brazil, creation processes, representation, legitimation, agents, thought style and habitus are constituted? The research methodology has a qualitative character, which requires an integrative and analytical capacity for all analyses. The data related to the History of Mathematics Education (Hem, in portuguese) were obtained in: Lattes Curriculum, CNPq (National Council for Scientific and Technological Development) Directory of Research Groups (DGP/CNPq, in portuguese) and the Catalogue of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES, in portuguese). We have used two softwares ? IRaMuTeQ and Gephi ? to generate some images, in order to help our analyses. Among the elements that make up the scientific field, in particular Hem in Brazil, we can identify the following: theses and dissertations; research groups (GPs, in portuguese) and the respective lines of research that were formed from the 2000s onwards and their ramifications; communication network through socialization in events, firstly international, and the reflexes between researchers who investigate Hem at the national level, as well as scientific journals and thematic dossiers; disciplining process and some practical examples of the implementation of the History of Mathematics Education discipline, both as mandatory and non-mandatory, in Mathematics Degree courses. Thus, this constitution of the field process until its professionalization can be related to Bourdieu?s theory of sociology and the concepts of scientific habitus, as well as illusio. In this way, agents in the field of Hem seek consolidation and autonomy, which makes the disputes inherent to the game legitimate, such as the coercion of thought. In order to identify the main agents, we have analysed the 18 GPs in which, at the time we explore the DGP/CNPq, there was a line of research in History of mathematics education, then we selected all agents (totalling 167 agents, of which 161 were used in the groups network), measuring their symbolic capital through the Lattes Curriculum, thus identifying the groups dynamics. When analysing the 65 theses, between the years 2012 and 2018, it was possible to identify through the relationship between the authors and their supervisor and/or GP, the indirect factor, that is to say, the coercion of thought as a consequence of the inter- and intra-collective circulation of ideas, practices, theories and methodologies. Most of the thematic axes are from the History of mathematics teacher training. It was possible to identify an association between the supervisor?s GP and Hem?s place, and also the thesis author?s GP and Hem?s place. The GPs that predominate are: the Research Group on the History of Mathematics Education in Brazil (GHEMAT, in portuguese) that mostly place Hem as a specificity of the History of Education, and the Oral History and Mathematics Education Group (GHOEM, in portuguese) that associates Hem as a particularity of Mathematics Education. Regarding the identification of thought styles and/or hues, we can infer, based on the analysis of all theses, that there is a thought hue in the field of History of Education and the EP in the field of Mathematics Education. An important aspect is the relational view, during the writing of this thesis we have analysed the microsociological dimension. Nevertheless, when analysing through a macrosociological dimension, Hem becomes a subfield of more stable and autonomous fields, such as, e.g., Mathematics Education, Education and Mathematics. Finally, this thesis goes through the field of digital humanities and historical sociology or sociological history. |
en |
dc.format.extent |
435 p.| il., gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Educação científica e tecnológica |
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dc.subject.classification |
Educação matemática |
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dc.subject.classification |
Produção científica |
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dc.title |
Entre teses e grupos de pesquisas em história da educação matemática no Brasil: seus habitus e estilos de pensamento |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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