Arquitetura e educação: desafios e pertencimentos na construção dos espaços educativos

DSpace Repository

A- A A+

Arquitetura e educação: desafios e pertencimentos na construção dos espaços educativos

Show full item record

Title: Arquitetura e educação: desafios e pertencimentos na construção dos espaços educativos
Author: Caetano, Michele Mafra
Abstract: A pesquisa tem como proposta investigar as possíveis contribuições da relação entre Educação e Arquitetura na construção do pertencimento e de uma escola mais humanizadora. Refletindo sobre as potencialidades dos espaços/ambientes formativos, inovadores e inclusivos na escola, para além da sua funcionalidade, a pesquisa situa também diversos limites e desafios nesse processo. A partir de um estudo teórico de cunho bibliográfico, a pesquisa estabelece diálogos com a trajetória de vida pessoal da autora refletindo sobre o potencial dos espaços pedagógicos para além da sala de aula-corredor, por meio da corporalidade, experiência e vivências inseridas nos diversos territórios para melhor compreender as relações entre Arquitetura e Educação a partir do conceito de experiência. Esse diálogo não somente é possível como necessário na relação entre conhecimento, arte e vida, articulação simultaneamente: do corpo (voz), da prática (coragem) e da ética (compromisso com a dignidade humana) nos desafios do momento atual da pandemia do Covid-19 e para além dele. O estudo considera que as ambiências e o projeto-pedagógico-arquitetônico dos diferentes espaços educativos podem assegurar possiblidades de pertencimento e a diversidade de aprendizagens que articulam o território, a experiência, a arte e a vida.Abstract: This research aims to investigate the possible contributions of the relationship between Education and Architecture in the construction of belonging and of a more humanizing school. Reflecting on the potential of educational, innovative and inclusive spaces/environments at school, in addition to its functionality, the research also places several limits and challenges in this process. Based on a theoretical study of a bibliographic nature, the research establishes dialogues with the author's personal life trajectory, reflecting on the potential of pedagogical spaces beyond the classroom-corridor, through corporeality, experience and background inserted in the various territories to better understand the relationship between Architecture and Education from the concept of experience. This dialogue is not only possible but necessary in the relationship between knowledge, art and life, simultaneously articulating: the body (voice), practices (courage) and ethics (commitment to human dignity) in the challenges of the current moment of the Covid-19 pandemic and beyond. The study considers that the ambiences and the pedagogical-architectural design of the different educational spaces can ensure the possibilities of belonging and the diversity of learning that articulate the territory, experience, art and life.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235572
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PEED1637-D.pdf 5.743Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar