Title: | Os saberes emancipadores de Maria de Lourdes Mina: aprendendo com as memórias de uma professora e militante negra em Santa Catarina |
Author: | Silveira, Luciana de Freitas |
Abstract: |
A pesquisa teve por objetivo central compreender e valorizar a contribuição da trajetória de vida de uma Professora e militante do Movimento Negro Unificado de Santa Catarina (MNU) para o pensamento pedagógico emancipatório, e contribuir para o processo de fortalecimento dos quilombolas e de suas lutas pelo direito ao território por meio da educação, particularmente em Santa Catarina. Para isso, buscou-se registrar, contextualizar e interpretar a história de vida da Professora Maria de Lourdes Mina (Lurdinha), figura relevante na Educação, e especialmente na Educação Escolar Quilombola catarinense. Buscou-se além disso fazer um relato das lutas dos quilombolas pelo direito ao território em Santa Catarina, com foco na educação, entendendo que esse processo faz parte da história da professora e também exemplifica sua ação no mundo. A escolha das histórias de vida como opção teórico- metodológica (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002; MAGALHÃES, 2012) possibilitou trazer as memórias da professora Lurdinha, que também são coletivas e sociais, narradas em sua própria voz (KILOMBA, 2019). Para ampliar a compreensão da narrativa da professora militante, e seus saberes pedagógicos, enraizados em práticas junto a populações negras tradicionais e comunidades periféricas, foi feito um entrelaçamento conceitual a partir da ecologia de saberes (BOAVENTURA SANTOS, 2009), da educação emancipadora (FREIRE, 1998; hooks, 2013), e dos princípios da Educação Escolar Quilombola, entre outras referências. Na análise foi possível compreender que as memórias/narrativas/vivências/ experiências da Professora são formas de conhecimento singulares e potentes, e denunciam o racismo que ainda pauta a vida da população negra na luta contra uma cultura hegemônica, em que a educação contra-hegemônica é uma das saídas. Abstract: The main objective of the research was to understand and value the contribution of the life trajectory of a teacher and activist of the Unified Black Movement of Santa Catarina (MNU) to emancipatory pedagogical thinking, and to contribute to the process of strengthening the quilombolas and their struggles for their rights of territory through education, particularly in Santa Catarina. For this, we sought to record, contextualize and interpret the life history of Teacher Maria de Lourdes Mina (Lurdinha), a relevant person in Education, particularly in Quilombola School Education in Santa Catarina. It was also made an account of the struggles of the quilombolas for the right to the territory through education, particularly in Santa Catarina, understanding that this process is part of that teacher?s history and also exemplifies her action in the world. The choice of life histories as a theoretical-methodological approach (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002; MAGALHÃES, 2012) made it possible to bring the memories of Professor Lurdinha, which are also collective and social, narrated in her own voice (KILOMBA, 2019). To broaden the understanding of the militant teacher's narrative, and her pedagogical knowledge, rooted in practices of traditional black populations and peripheral communities, a conceptual intertwining was made from the ecology of knowledge (BOAVENTURA SANTOS, 2009), from emancipatory education (FREIRE,1998; bell hooks, 2013), and the principles of Quilombola School Education, among other references. In the analysis, it was possible to understand that the memories/narratives/ t/experiences of this Teacher are unique and powerful forms of knowledge, and denounce the racism that still permeates the life of the black population in the fight against a hegemonic culture, in which counter-hegemonic education it's one of the ways out. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235521 |
Date: | 2022 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1636-D.pdf | 5.784Mb |
View/ |