História das disciplinas escolares e suas contribuições para a história da educação matemática
Show full item record
Title:
|
História das disciplinas escolares e suas contribuições para a história da educação matemática |
Author:
|
Oruê, Gabriela Regina Vasques
|
Abstract:
|
Este trabalho pretende apresentar contribuições da História das Disciplinas Escolares (HDE) para a quarta perspectiva da história da educação matemática. Em vista disso, define-se a seguinte questão norteadora: Que contribuições a HDE proporciona à história da educação matemática? Para tanto, assumem-se as reflexões de André Chervel acerca da HDE como referencial teórico utilizado para as discussões e desenvolvimento deste trabalho, bem como adota-se a pesquisa bibliográfica como metodologia. Então, o procedimento metodológico é compreendido em quatro fases: identificação, localização, fichamento e análise e interpretação. Dessa maneira, selecionam-se tese e dissertações desenvolvidas à luz da HDE. Observa-se, então, que no trajeto de constituição de um saber escolar, a escola desempenha um papel que vai além de ser edifício. Diante disso, a escola é compreendida como um lugar que não apenas reproduz saberes, mas, sim, como um lugar de criação de saberes; e essa é a contribuição que se sobressai. Portanto, compreender que a escola produz saberes para o ensino ao longo do tempo é a contribuição fundamental da HDE para a história da educação matemática. |
Description:
|
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/61 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235441
|
Date:
|
2022-02 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar