História para o Ensino de Matemática na formação de professores dos Anos Iniciais em teses e dissertações (1990-2018)
Show full item record
| 
Title: 
 | 
História para o Ensino de Matemática na formação de professores dos Anos Iniciais em teses e dissertações (1990-2018) | 
| 
Author:
 | 
Silva, Luiza Pereira Da; Mendes, Iran Abreu
 | 
| 
Abstract:
 | 
Este artigo apresenta resultados parciais de uma investigação mais ampla, que objetiva identificar potencialidades pedagógicas das produções acadêmicas que advogam a favor da utilização da história para o ensino de matemática (HEnM) e para a formação de professores dos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem analítica do tipo pesquisa da pesquisa, a partir das proposições de Sanchez Gamboa (2012). Os estudos se basearam em Teses e Dissertações em História da Matemática (HM), produzidas no período de 1990 a 2018 na Pós-Graduação brasileira. Foram selecionadas 698 pesquisas em consulta aos sites especializados, com classificação nas 3 modalidades de estudo definidos por Mendes (2012, 2018). Desse total, 150 produções foram consideradas em HEnM, 17 com enfoque para os anos iniciais, destas, 8 voltadas à formação docente, apresentando os usos da história nos processos de formação conceitual, didático e metodológico da matemática mediante artefatos e materiais concretos e atividades investigativas. | 
| 
Description:
 | 
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1290 | 
| 
URI:
 | 
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235435
 | 
| 
Date:
 | 
2022-04 | 
	     
        
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
 
 
Search DSpace
Browse
- 
All of DSpace
 
- 
This Collection
 
 
My Account
Statistics
Compartilhar