Criança trans: articulando identidade de gênero e percepções sobre raça na infância numa perspectiva das diferenças

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Criança trans: articulando identidade de gênero e percepções sobre raça na infância numa perspectiva das diferenças

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Title: Criança trans: articulando identidade de gênero e percepções sobre raça na infância numa perspectiva das diferenças
Author: Amancio, Izzie Madalena Santos
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo compreender, por meio de narrativas, como e com quais atribuições uma criança trans constrói sua identidade de gênero e racial. A pesquisa ampara-se nos estudos sobre etnografia com crianças e define-se através de um estudo de caso com uma criança trans, com seis anos de idade, que, no início do campo da pesquisa, residia em Fortaleza-CE, região nordeste do Brasil. A pesquisa visa: (1) perceber como uma criança trans narra e constitui sua identidade de gênero e racial, (2) compreender, em processos de interações, como negocia e interpreta as expectativas sociais de gênero, masculinos e femininos, pulsantes em nossa cultura e (3) compreender como a criança significa seu corpo infantil. O referencial teórico teve como base as seguintes abordagens: a) Estudos Interdisciplinares e Estudos da Infância, que compreendem a criança como sujeito social e de direitos b) Estudos sobre raça e gênero, compreendidos como constructo social e, ainda, c) os Estudos Culturais, que defendem a identidade e as diferenças como constituintes do sujeito. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa vincula-se àquela de caráter qualitativo, e faz uso da Etnografia da Educação como campo epistemológico e do Estudo de Caso, como procedimento para a geração de dados.Abstract: This research aims to comprehend, through narratives, how and with what assignments a criança trans builds your gender and racial identity. The research is supported by studies on ethnography with children and defines itself through a case study with a criança trans, with six years old, that, at the beginning of the search field, resided in Fortaleza-CE, northeast region of Brazil. The research aims: (1) perceive as a criança trans narrates your gender and racial identity, (2) comprehend, in processes of interactions, how it negotiates and interprets societal expectations of gender, male and female, pulsating in our culture and (3) comprehend as the child means his child body. The theoretical framework was based on the following approaches: a) Estudos Interdisciplinares and Estudos da Infância, that comprehend the child the child as subject social and of rights b) Estudos raciais e de gênero, understood as a social construct and, even, c) the Estudos Culturais, that defend identity and differences as constituents of the subject. Regarding the methodological procedures, the search links itself to a qualitative character, and makes use of Etnografia da Educação as an epistemological field and the Estudo de Caso, as a procedure for generating data.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235417
Date: 2022


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