Title: | Quando só o futebol não basta: um olhar para além das olimpíadas escolares na educação básica |
Author: | Sousa, Maria Eduarda de |
Abstract: |
A presente pesquisa de caráter qualitativo-quantitativo (quali-quanti) tem como objetivo a análise e compreensão do sentido das experiências e das relações que estudantes do ensino fundamental II estabelecem com os jogos denominados ?Olimpíadas? em uma escola pública municipal de Florianópolis/SC. Nossa dissertação compreende um duplo movimento: o de analisar e refletir sobre como os estudantes experimentam e problematizam esses jogos e quais as relações estabelecidas com os mesmos. Para tal movimento utilizamos os conceitos de ?atividade, mobilização e sentido?, por meio da noção da ?Relação com o saber? e da pesquisa ?(auto)biográfica?, com os conceitos de ?projeto e desejo de ser?. O estudo se deu a partir de dados obtidos ainda no Trabalho de Conclusão de Curso realizado em 2017/2018 no curso de licenciatura em Educação Física (CDS/UFSC), mais precisamente os seus questionários, que serão, neste momento, novamente analisados, partindo de suas respostas. O objeto e campo de estudo foram os jogos escolares denominados \"olimpíadas\" que acontecem numa escola pública municipal há 30 anos. O pedido hegemônico pelo futebol não acontece, aqui, com a mesma frequência, que observamos em outros estudos. O que mobiliza os estudantes a participarem dos jogos, nem sempre é apenas o futebol, mas sim, a socialização com os pares, estar na escola de uma maneira diferente, em movimento e na relação corporal, utilizando outros espaços que a sala de aula, interagindo interturmas e intergerações, tematizando assuntos do cotidiano. Isso demonstra certo interesse dos escolares pelos jogos e, ao mesmo tempo, algum desconforto com o modelo curricular em curso. Abstract: This qualitative-quantitative research aims to analyze and understand the meaning of experiences and relationships that elementary school students establish with the games called ?Olympics? in a municipal public school in Florianópolis/SC. Our dissertation comprises a study of study and reflection on students experiencing and problematizing these games and movement as identical relationships with them. For this movement, the concepts of ?activity, mobilization and meaning?, through the notion of ?Relationship with knowledge? and ?(auto)biographical? research, with the concepts of ?project and desire to be?. The Data Completion Course Held in 2018 in the Degree Course in Physical Education (CDS / DeuUF de SC), more precisely its studies from a moment of study, which will, in this, again, take the part. of your answers. The objects and field of study were the school games called \"Olympics\" that have been taking place in a municipal public school for 30 years. The hegemonic demand for football does not happen here with the same frequency as we have observed in other studies. What mobilizes students to participate in games is not always just football, but socializing with peers, being at school in a different way, in movement and in bodily relationships, using other spaces than the classroom, interacting between classes and generations, thematizing everyday issues. This demonstrates a certain interest in school games and, at the same time, some discomfort with the current curriculum model. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235368 |
Date: | 2022 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1629-D.pdf | 872.2Kb |
View/ |