Obstáculos epistemológicos sobre o conceito de limite de função em manuais de história da matemática

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Obstáculos epistemológicos sobre o conceito de limite de função em manuais de história da matemática

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Title: Obstáculos epistemológicos sobre o conceito de limite de função em manuais de história da matemática
Author: Mendes, Iran Abreu; Moraes, Mônica Suelen Ferreira De
Abstract: Estudos históricos mostram que o desenvolvimento epistemológico do Cálculo Diferencial e Integral seguiu uma trajetoria long, irregular e, no sentido mais formal, foi moldado a partir do século XVII. Atualmente, o conceito de limite é considerado conceito fundamental no ensino de Cálculo, visto que a base conceitual desse conhecimento tratado nos manuais de Cálculo abordam esse assunto, parece quase sempre definida em termos do limite. Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo sobre os supostos obstáculos epistemológicos no desenvolvimento do conceito de limite a partir dos manuais de história da matemática, com um olhar para a sua superação no processo de formação dessas ideias. Conforme já mencionado, o recorte tomado para análise será no estudo dos obstáculos epistemológicos de limite de função em alguns manuais de história da matemática, focando os conceitos estabelecidos por d’Alembert, Cauchy e Weierstrass, enfatizando os aspectos dinâmicos que figuraram como obstáculo epistemológico à formalização deste conceito estático.
Description: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/840
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235209
Date: 2020-04


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