Coronavírus e desigualdade de classe na educação infantil: a experiência do centro de educação infantil da comunidade Jardim Solemar

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Coronavírus e desigualdade de classe na educação infantil: a experiência do centro de educação infantil da comunidade Jardim Solemar

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Título: Coronavírus e desigualdade de classe na educação infantil: a experiência do centro de educação infantil da comunidade Jardim Solemar
Autor: Vargas, Danusa Daniela de
Resumo: Esta pesquisa é produto de questionamentos e reflexões oriundas da experiência profissional da autora como professora no Centro de Educação Infantil da comunidade Jardim Solemar, pertencente ao município de São José, em Santa Catarina. Tem por objetivo geral conhecer os efeitos da pandemia de Covid-19 na vida das famílias e das crianças da classe trabalhadora. Os objetivos específicos concentram-se em: revisar a produção bibliográfica sobre a desigualdade social, classe, Educação Infantil e Covid-19; verificar, dentro do referencial teórico eleito, pesquisas e estudos sobre classe social e desigualdade social, e o modo como se correlacionam com a infância e com o processo de escolarização, destacando suas contribuições para este estudo; conhecer as estratégias utilizadas pelas famílias do Jardim Solemar para a educação das crianças no contexto de pandemia; analisar as estratégias de sobrevivência das famílias do Jardim Solemar durante a pandemia. Esta pesquisa utiliza como base para suas análises o método materialista histórico-dialético e ancora-se em investigação bibliográfica e pesquisa de campo, à luz da teoria do trabalho, compreendendo-o como um conceito que ocupa posição central nas obras de Engels (1986), Federici (2017), Marx (2004, 2008, 2011), Marx e Engels (2007), Stetsenko (2019) e Thompson (2002). O objeto de investigação, dentro da abordagem qualitativa, configurou-se como pesquisa social crítica. Entre as análises, destacamos que a Educação Infantil em tempos de pandemia tem excluído parte das crianças residentes nessa comunidade, e que essa exclusão tem contribuindo para a reprodução da exploração de trabalhadores no sistema capitalista.Abstract: This research is the product of questions and reflections arising from the professional experience developed as a teacher at the Child Education Center in the Jardim Solemar community, belonging to the municipality of São José, in Santa Catarina. Its general objective is to know the effects of the pandemic caused by covid-19 on the lives of working class families and children. The specific objectives focus on: reviewing the bibliographic production on social inequality, class, Early Childhood Education and covid-19; to verify, within the theoretical framework chosen, research and studies on social class and social inequality, and how they correlate with childhood and the schooling process, highlighting their contributions to this research; know the strategies used by families in Jardim Solemar for education of children in the context of a pandemic; to analyze the survival strategies of Jardim Solemar families during the pandemic. This research uses as a basis for its analysis the historical and dialectical materialist method and is anchored in bibliographic research and field research, in the light of the theory of work, understanding it as a concept that occupies a central position in the works of Engels (1986), Federici (2017), Marx and Engels (2007), Marx (2004, 2008, 2011), Stetsenko (2019) and Thompson (2002). The object of investigation, within the qualitative approach, was configured as a critical social research. Among the analyses, we highlight that early childhood education in times of a pandemic has excluded part of the children residing in this community, and that this exclusion has contributed to reproducing the exploitation of workers in the capitalist system.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234773
Data: 2022


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