O processo de apropriação de tecnologias por professores do ensino fundamental: possibilidades a partir do curso piloto de especialização em educação na cultura digital

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O processo de apropriação de tecnologias por professores do ensino fundamental: possibilidades a partir do curso piloto de especialização em educação na cultura digital

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Título: O processo de apropriação de tecnologias por professores do ensino fundamental: possibilidades a partir do curso piloto de especialização em educação na cultura digital
Autor: Stein, Graziela Gomes
Resumo: No âmbito da cultura digital é necessário questionar a entrada massiva das mídias nos contextos escolares que impactam diretamente as práticas dos professores. Este estudo tem como objetivo geral investigar como se deu o processo de apropriação das mídias digitais dos professores cursistas do Ensino Fundamental I do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital (EECD) ofertado na modalidade de ensino a distância pela Universidade Federal de Santa Catarina entre os anos de 2014 e 2016. Tem-se como objetivos específicos: i) Analisar a proposta pedagógica do curso por meio do Documento Base; ii) Analisar a proposta do material didático (E-Book) do Núcleo Específico do Ensino Fundamental I; iii) Entender a apropriação feita pelos cursistas por meio da leitura dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O olhar é orientado por referenciais da mídia-educação, da Apropriação das TIC por Professores em Formação (modelo TEAM, em inglês) e do webcurrículo. A mídia-educação embasa a concepção de educação feita pelas mídias, para as mídias e com as mídias, considerando suas possibilidades para expressão e transformação social. O modelo TEAM orienta a compreensão de apropriação midiática (internalização das mídias nas práticas) como um processo contínuo, progressivo, baseado em testes e experiências práticas, sendo dialogado e negociado pela comunidade escolar dentro das possibilidades ofertadas no contexto, almejando a integração das tecnologias digitais em todos os espaços e atividades escolares (a construção do webcurrículo). Para cumprir com os objetivos, optou-se por uma pesquisa qualitativa, balizada pela análise de conteúdo. Definimos como grupo amostral os alunos que participaram do Núcleo Específico (NE) voltado à integração das TDIC no ensino fundamental I, e como corpus analítico o Documento Base, o Ebook do NE e os 19 TCC do grupo amostral. Enquanto os dois primeiros documentos tratam das possibilidades ofertadas aos cursistas para apropriação midiática, os TCC são um relato reflexivo sobre o próprio processo de apropriação dos cursistas, o que possibilita investigar a efetivação ou não das possibilidades formativas. Os resultados demonstram que o Documento Base apresenta fundamentos e princípios para o Curso condizentes com o referencial teórico por nós adotado, mas que o Ebook tem alguns distanciamentos dos princípios apresentados no Documento, como a falta de práticas exemplares de apropriação das TDIC e o foco excessivo em referenciais teóricos. Os TCC mostram a tendência dos cursistas ao trabalho individual e a sua dificuldade em analisar sua prática a partir da literatura acadêmica pertinente, o que os levou a repercutir visões das mídias como ferramentas pedagógicas para o controle da atenção dos alunos e melhoria da apreensão de conteúdos. Entretanto, alguns TCC mostram níveis de apropriação mais avançados, ressignificando objetivos e práticas pedagógicas. Concluiu-se que o Curso teve alguma dificuldade em desenvolver a capacidade de reflexão crítica dos cursistas sobre sua própria prática, mas que foi importante para problematizar a integração das tecnologias nos espaços escolares, sendo um passo (muitas vezes inicial) no processo de apropriação midiática de vários sujeitos.Abstract: In the digital culture era, it is needed to question the massive entry of media into school contexts that directly impact teachers' practices. This study has as general objective to investigate the process of appropriation of digital media by Elementary School I teachers participating in the Specialization Course in Education in Digital Culture (EECD), occurred in the distance learning modality at Federal University of Santa Catarina from 2014 to 2016. The specific objectives are: i) Analyzing the pedagogical proposal of the course in the Base Document; ii) Analyzing the proposed teaching material (E-Book) of the Specific Nucleus for Elementary Education I; iii) Understanding the appropriation process lived by the students through the reading of their Course Conclusion Works (TCC). The analytical gaze is guided by references from media-education, Teacher Education ICT Appropriation Model (TEAM model) and webcurriculum. Media-education supports the conception of education made by the media, for the media and with the media, considering its possibilities for expression and social transformation. The TEAM model guides the understanding of media appropriation (internalization of media in practices) as a continuous, progressive process, based on tests and practical experiences, being dialogued and negotiated by the school community within the possibilities offered in the context, aiming at the integration of digital technologies in all spaces and school activities (the construction of the webcurriculum). To fulfill our goals, it is opted for qualitative research, guided by content analysis. A sample group of students is selected, considering who participated in the Specific Nucleus (NE) aimed at the integration of TDIC in elementary school I, and as analytical corpus the Base Document, the NE Ebook and the 19 TCC of the sample group. While the first two documents deal with the possibilities offered to course-takers for media appropriation, the TCC are a reflective report on the course-takers' appropriation process itself, which makes it possible to investigate the realization or not of training possibilities. The results demonstrate that the Base Document presents fundamentals and principles for the Course consistent with the theoretical framework adopted by us, but that the Ebook has some differences from the principles presented in the Document, such as the lack of exemplary practices in the appropriation of TDIC and excessive focus in theoretical references. The TCC show the tendency of course participants to individual work and their difficulty in analyzing their practice from the pertinent academic literature, which led them to reflect views of the media as pedagogical tools to control students' attention and improve content apprehension. However, some TCC show more advanced levels of appropriation, redefining pedagogical goals and practices. It is concluded that the Course had some difficulty in developing the participants' capacity for critical reflection on their own practice, but that it was important to problematize the integration of technologies in school spaces, being a (often initial) step in the process of media appropriation of various subjects.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234533
Data: 2021


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