Os saberes para ensinar vinculados a uma álgebra no ensino elementar estadunidense: a revista Educational Review

DSpace Repository

A- A A+

Os saberes para ensinar vinculados a uma álgebra no ensino elementar estadunidense: a revista Educational Review

Show full item record

Title: Os saberes para ensinar vinculados a uma álgebra no ensino elementar estadunidense: a revista Educational Review
Author: Rodriguês, Jeremias Stein; Godoi, Anieli Joana de; Costa, David Antonio da
Abstract: No final do século XIX surgem discussões acerca da inserção da Álgebra no ensino elementar estadunidense. Uma comissão é então formada para propor mudanças para a instrução elementar daquele país e, em 1895, seu relatório é publicado na revista Educational Review, no qual pode-se observar a proposta de uma Álgebra no sétimo e oitavo ano do ensino elementar. Assim, buscou-se caracterizar as ideias que circulavam acerca desta temática, disseminadas pela revista Educational Review, e os saberes para ensinar vinculados a esta Álgebra. Uma seleção das publicações da revista, entre os anos de 1891 e 1921, foi realizada tendo a temática como ponto central, sendo o software IRaMuTeQ utilizado no processo de seleção dos textos para análise, levando a um conjunto de 16 textos. Percebeu-se um movimento a favor da inserção da Álgebra no ensino elementar, centrada em equações, do primeiro e segundo grau, em sistemas lineares e com aplicação principal na resolução de problemas complexos de Aritmética. Nesse sentido, os saberes para ensinar relativos a esta Álgebra na formação do professor estariam então vinculados aos conteúdos propostos para a instrução elementar, bem como o uso desta Álgebra como instrumento para a Aritmética.
Description: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5781
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234472
Date: 2021-12


Files in this item

Files Size Format View
Os saberes para ... sta Educational Review.pdf 385.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar