Entre sonâncias e escutas: músicas e sons em paisagens educativas

DSpace Repository

A- A A+

Entre sonâncias e escutas: músicas e sons em paisagens educativas

Show full item record

Title: Entre sonâncias e escutas: músicas e sons em paisagens educativas
Author: Hansel, Catia Rosana
Abstract: Entre sonâncias e escutas: músicas e sons em paisagens educativas é uma investigação sobre a importância da arte e da música para uma educação mais viva. Pensar os processos de pesquisa em educação como experiência estética significativa, acreditando na arte como potência para desenvolver uma escuta mais sensível do mundo. Como nos reconectar com a natureza para ouvir os processos e escutar a vida em nós? Esta pesquisa faz uma imersão nas experiências de vida e nas práticas pedagógicas da autora através da articulação dos campos da educação ambiental com a arte, a música e as paisagens sonoras. Se valendo da pesquisa cartográfica, da composição de diários, a autora revisita, recria suas memórias de educadora ambiental e tece experimentações no tempo presente com as sonoridades das paisagens as quais se enreda. Na medida em que revisita os arquivos de sua própria história, percebe suas práticas pedagógicas como reflexo da própria busca e expressão pela arte, experimentando nesta caminhada novos processos formativos e artísticos.Abstract: Surrounded by resonances and auditions: educational landscapes that involve music and sound is part of an investigation into the importance of art and music for a more lively education. Thinking in all details about education research processes as a significant aesthetic experience, believing in art as a power to develop a more sensitive listening in the world. The raised question is how to reconnect us with nature and listening the processes to hear out inner life? This research makes an immersion in the author's life experiences and pedagogical practices through the articulation of fusion of environmental education, art, music and soundscapes. Using cartographic research and diary composition, the author revives and, recreates her memories as an environmental educator, leading her to weaves new experiments in the present time with the sounds of the landscapes in which she is entangled. As she revives the archives of her own life, she perceives her pedagogical practices as a reflection of her own search and expression for her art, experimenting in this journey a new formative and artistic processes.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231247
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PEED1613-D.pdf 12.45Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar