Title: | Estudante-trabalhador e a socialização profissional: contradições da Lei do Jovem Aprendiz na região da Grande Florianópolis/SC |
Author: | Conceição, Daniel Machado da |
Abstract: |
A pesquisa pretendeu compreender a contradição inerente à condição do estudante-trabalhador ? mais especificamente, o jovem trabalhador em regime de contrato especial com base na Lei 10.097/2000, conhecida como a Lei da Aprendizagem. As contradições intrínsecas ao objeto se apresentam como uma problemática que deve ser identificada e analisada, pois, se por um lado, a autonomia adquirida pelo jovem em seu meio social amplia seu campo de possibilidades e a reorganização de seu projeto de vida, por outro, sua entrada antecipada no mundo adulto acelera a reprodução do novo modelo capitalista, que tem como base não mais a produção e, sim, o consumo. Os dados foram produzidos a partir das discussões presentes no Fórum de Aprendizagem Catarinense e da aplicação de 669 questionários preenchidos por jovens aprendizes vinculados a entidades qualificadoras na grande Florianópolis que aceitaram participar da pesquisa (num total de 11 entidades). Como resultado, podemos dizer que a Lei cumpre com seus propósitos, seja com relação à possibilidade de oportunizar aos jovens uma experiência profissional, incentivar a escolarização, gerar renda e garantir condições de trabalho adequadas, seja, ainda, antecipando a adultização, incluindo-os na sociedade de consumo e formando-os para o novo cenário do mundo do trabalho. Independente disso, as contradições presentes nesse processo indicam que a Lei possui importância como dispositivo capaz de movimentar as relações e tensionar as relações entre juventude, formação profissional e trabalho. Abstract: The research aimed to comprehend the contradiction inherent to the object that concerns the student-worker, specially, the Young worker who is under a specific contract based on law 10.097/2000, known as the ?Learning Law?. The contradictions intrinsic to the object are present as an issue that must be analyzed and identified, since; on the one hand, the autonomy acquired by the youngster in the social environment broadens their possibilities and their life Project organization. On the other hand, their early entry in the adult world accelerates the replication of the new capitalistic system no longer based on production but on consumption. The data was produced by the discussions presented at the Learning Forum in Santa Catarina and the application of 669 questionnaires filled out by the young learners bound by qualifying organizations in Florianopolis region who agreed to participate in the research (11 organizations). As a result, we can say that the Law fulfills its purposes, whether it is the possibility of providing young people with professional experience, encouraging schooling, generating income, guaranteeing adequate working conditions and expanding the range of possibilities, or, still anticipating the process of adultization, inclusion in the consumer society and qualification aimed at the new working world scenario. Although, the contradictions presented in this process indicate that the Law is important as a tool capable of moving relationships and tension the representation of youth, professional training and work. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231151 |
Date: | 2021 |
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PEED1605-T.pdf | 2.033Mb |
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