Ensino de história e patrimonialização do sofrimento: uma proposta de ensino de história a partir dos temas sensíveis

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Ensino de história e patrimonialização do sofrimento: uma proposta de ensino de história a partir dos temas sensíveis

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Title: Ensino de história e patrimonialização do sofrimento: uma proposta de ensino de história a partir dos temas sensíveis
Author: Nascimento, Jonas João do
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades dos usos de temas sensíveis no ensino de História a partir da perspectiva da educação patrimonial. Pensando os patrimônios vinculados às histórias de dor e sofrimento, propõe-se investigar metodologias possíveis para que esses espaços de memórias traumáticas sejam objetos de sensibilização no ensino de História. Para tanto, apresentaremos um panorama das transformações que cercam o conceito de patrimônio no século XX e das proposições da educação patrimonial como consequência dessas mudanças. Seguidamente, traremos um balanço quantitativo dos temas sensíveis em ensino de História no meio acadêmico e nos currículos de educação básica. A base teórica para realização deste trabalho parte dos debates da educação patrimonial, assim como das reflexões de Ricoeur quanto ao dever de memória e esquecimento. Como proposição final deste estudo, iremos desenvolver as metodologias debatidas voltadas a um caso específico, o Centro de Documentação e Pesquisa do Instituto Psiquiátrico de Santa Catarina (CEDOPE/IPq). O espaço criado nas dependências de um hospital psiquiátrico faz parte de um movimento de museus que têm surgido em instituições relacionadas à dor e ao sofrimento. A dimensão propositiva pretendida é a de criar uma análise desse acervo, de modo a executar as metodologias desenvolvidas, servindo como um proposta de incentivo ao uso dos temas sensíveis em ensino de História e a educação patrimonial.Abstract: This work aims to investigate the possibilities of using related themes in the teaching of History from the perspective of heritage education. Thinking about the heritage linked to the stories of pain and suffering, it is proposed to investigate possible methodologies so that these spaces of traumatic memories become objects of awareness in the teaching of History. Therefore, we will present an overview of the transformations surrounding the concept of heritage in the 20th century and the propositions of heritage education as a consequence of these changes. Then, we will bring a quantitative balance of the themes related to History teaching in the academic environment and in the basic education curricula. The theoretical basis for this work comes from the debates on heritage education, as well as from Ricoeur's reflections on the duty of memory and forgetting. As a final proposition of this study, we will apply the discussed methodologies to a specific case, the Center for Documentation and Research of the Psychiatric Institute of Santa Catarina (CEDOPE / IPq). The space created on the premises of a psychiatric hospital is part of a museum movement that has emerged in institutions related to pain and suffering. The intended purposeful dimension is to create an analysis of this collection, in order to carry out the developed methodologies, serving as a guide for the use of specific themes in History teaching in special areas for heritage education.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231066
Date: 2021


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