Bridging the gap between working memory capacity and anaphora resolution: the processing of subject and object pronouns in L2 by low proficiency learners

DSpace Repository

A- A A+

Bridging the gap between working memory capacity and anaphora resolution: the processing of subject and object pronouns in L2 by low proficiency learners

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Fortkamp, Mailce Borges Mota
dc.contributor.author Santos, Fabiana Osvaldete dos
dc.date.accessioned 2022-02-14T13:32:25Z
dc.date.available 2022-02-14T13:32:25Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.other 373838
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231062
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2021.
dc.description.abstract A memória de trabalho é um fator importante no processamento de anáforas. Para interpretar as anáforas, os indivíduos precisam alocar a atenção para resolver a tarefa de recuperar o antecedente do pronome anafórico. O objetivo do presente estudo é investigar a relação entre capacidade de memória de trabalho e resolução de anáfora. Participaram do estudo oito alunos, aprendendo Inglês como segunda língua, do primeiro ano do ensino médio de duas escolas públicas brasileiras. Todos os participantes eram falantes nativos do português brasileiro. Os participantes realizaram um teste de vocabulário em L2, que avaliou a proficiência em vocabulário, um teste de memória de trabalho em L1, com o objetivo de avaliar a capacidade de memória de trabalho e uma tarefa de resolução anafórica em L2, destinada a avaliar o processamento dos participantes em relação aos pronomes sujeito e objeto em contextos sentenciais. Eles também responderam a um questionário biográfico e de experiência linguística. Os resultados da Correlação por Postos de Spearman mostram que há uma correlação positiva entre a capacidade de memória de trabalho e a resolução anafórica em L2 e entre a capacidade de memória de trabalho e a proficiência de vocabulário em L2. No entanto, os resultados mostram que não há correlação estatisticamente significativa entre a resolução anafórica e a proficiência de vocabulário em L2, bem como nenhuma relação estatisticamente significativa foi encontrada entre a capacidade de memória de trabalho e a resolução anafórica apenas do pronome sujeito, nem entre a capacidade de memória de trabalho e a resolução anafórica apenas do pronome objeto. Juntos, esses resultados são considerados evidências de que participantes com maior capacidade de memória operacional também são mais propensos a interpretar os pronomes sujeito e objeto em sentenças em L2 corretamente.
dc.description.abstract Abstract: Working memory is an important factor in the processing of anaphors. To interpret anaphors, comprehenders need to allocate attention to solve the task of recovering the antecedent of the anaphoric pronoun. The objective of the present study is to investigate the relationship between working memory capacity and anaphora resolution. Eight learners of English as a second language, attending the first year of high school, participated in the study. All participants were native speakers of Brazilian Portuguese. Participants performed an L2 vocabulary test, aimed at assessing participants? vocabulary proficiency, a working memory test in the L1, aimed at assessing their working memory capacity, and an L2 anaphoric resolution task, aimed at assessing participants? processing of subject and object pronouns in sentences. They also answered a biographical and a language experience questionnaire. The results of Spearman?s Rank Order Correlations show that there is a positive correlation between WMC and L2 anaphora resolution and between WMC and L2 proficiency. However, the results show that there is no statistically significant correlation between anaphora resolution and L2 proficiency and, no statistically significant correlation between WMC and subject pronoun anaphora resolution only, nor between WMC and object pronoun anaphora resolution only. Together, these results are taken as evidence that participants with a higher working memory capacity are also more prone to interpreting subject and object pronouns in L2 sentences correctly. en
dc.format.extent 122 p.| il., gráfs.
dc.language.iso eng
dc.subject.classification Língua inglesa
dc.subject.classification Anáfora (Linguística)
dc.subject.classification Memória
dc.subject.classification Aquisição da segunda língua
dc.title Bridging the gap between working memory capacity and anaphora resolution: the processing of subject and object pronouns in L2 by low proficiency learners
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PPGI0204-D.pdf 4.527Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar