Title: | O trabalho educativo do atendimento educacional especializado na educação infantil |
Author: | Sousa, Kátia Cilene de |
Abstract: |
A pesquisa tem por objetivo central apreender a especificidade do trabalho educativo do atendimento educacional especializado (AEE) na Educação Infantil, tendo como objetivos específicos: caracterizar a especificidade da Educação Infantil na Educação Básica e identificar as diretrizes políticas e pedagógicas do AEE na Educação Infantil. O processo de investigação constituiu-se de análise documental e balanço de literatura, que nos possibilitaram a compreensão do trabalho educativo do AEE na Educação Infantil. A perspectiva teórica fundamenta-se no materialismo histórico-dialético. A hipótese da pesquisa está fundamentada na forma sistematizada das etapas e modalidades da Educação Básica, sendo assim, consideramos que etapas de vida diferentes se constituem no trabalho educativo de professores do AEE também diferenciado, entretanto baseamo-nos nos estudos de López (2010) e Kuhnen (2011), que concluíram não haver trabalho educativo diferenciado para a Educação Infantil no que se refere ao AEE. O balanço de produção acadêmica e a análise do corpus documental apontam para dois eixos centrais: 1) o trabalho colaborativo como especificidade do atendimento educacional especializado na Educação Infantil; 2) a caracterização do trabalho educativo no atendimento educacional especializado na Educação Infantil, analisando as diretrizes políticas e pedagógicas. A análise documental e de literatura revelaram um direcionamento para uma perspectiva inclusiva, descolada do conjunto de relações sociais atuais, caracterizada por um projeto de formação humana para o capital, abstraindo a formação humana integral com vistas à formulação de uma leitura crítica e consciente da realidade social. Nossa análise indicou, mediante os trabalhos selecionados no balanço de produções acadêmicas, que o trabalho educativo da Educação Especial na Educação Infantil constitui-se em serviços, recursos pedagógicos e de acessibilidade previstos na educação escolar, em conformidade com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Nessa perspectiva, a materialidade das condições históricas e sociais não são evidenciadas, pois não percebemos a análise crítica consciente sobre a intencionalidade dessa política, que, produzida no âmago da sociedade capitalista, concretiza-se no caráter necessariamente ideológico das concepções neoliberal e pós-moderna. É nesse contexto educacional que percebemos a exclusão do ensino dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos fundamentados na concepção de mundo materialista, histórica e dialética, sobressaindo nesse sentido as emblemáticas propostas educacionais centradas no lema ?aprender a aprender? e no culto ao individualismo. Por fim, entendemos que a caracterização do trabalho educativo no AEE na Educação Infantil, por meio de diretrizes políticas e pedagógicas, fundamenta-se no trabalho colaborativo entre o professor do ensino regular e o professor de Educação Especial. Com tal propositiva, professores e estudantes são alvo de uma sociabilidade adaptativa. A capacidade constante dos indivíduos de adaptar-se e readaptar-se aos processos vigentes da sociedade capitalista é ressaltada nos princípios educativos que acompanham o lema ?aprender a aprender? e caracterizada na articulação entre professores, na sala de atividades e nos diversos lugares do contexto escolar. Abstract: The research aims to apprehend the specificity of the educational work of specialized educational care in early childhood education, with the specific objectives: to characterize the specificity of early childhood education in basic education and to identify the political and pedagogical guidelines of specialized educational care in early childhood education. The investigation process consisted of document analysis and a balance of literature that made it possible to understand the educational work of specialized educational assistance (AEE) in early childhood education. The theoretical perspective is based on dialectical historical materialism. The research hypothesis is based on the systematized form of the stages and modalities of basic education, therefore, we consider that different stages of life are constituted in the educational work of teachers in specialized educational services that are also differentiated, however, we base ourselves on López studies (2010) and Kuhnen (2011) who concluded that there was no differentiated educational work for early childhood education with regard to specialized educational assistance. The balance of academic production and the analysis of the documental corpus point to two central axes: 1) the specificity of educational work in specialized educational services in early childhood education. 2) the characterization of educational work in specialized educational services in early childhood education, analyzing political and pedagogical guidelines. Documentary and literature analysis are directed towards an inclusive perspective, disregarding the set of current social relations, characterized in the project of human formation for capital. Our analysis indicated that the educational work of special education in early childhood education consists of services, pedagogical resources and accessibility provided for in school education through the national policy of special education from the perspective of inclusive education (2008) and that the characterization of educational work Specialized educational assistance in early childhood education through political and pedagogical guidelines is based on collaborative work between regular education teachers and special education teachers. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229919 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1600-D.pdf | 2.480Mb |
View/ |