A construção de subsunçores com o uso de organizadores prévios através do estudo do movimento harmônico simples

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A construção de subsunçores com o uso de organizadores prévios através do estudo do movimento harmônico simples

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Título: A construção de subsunçores com o uso de organizadores prévios através do estudo do movimento harmônico simples
Autor: Ribas, Jackson Luís Galvão
Resumo: O presente trabalho contém uma sequência didática potencialmente significativa para o estudo de ondas. Através das obras do Professor Marco Antonio Moreira sobre a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, o trabalho buscou construir organizadores prévios e subsunçores com o uso de tecnologias da informação e comunicação. O objetivo do trabalho era estimular o interesse dos alunos através da interação com circuitos eletrônicos usando a placa Arduino, dentro do laboratório de Física, mas com o advento da pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, o objetivo passou a ser o melhor uso possível do ambiente virtual de aprendizagem disponível, a fim de manter o isolamento social. A aplicação da sequência didática aconteceu no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) durante a pandemia, nos meses de agosto e setembro de 2020, para os alunos do 2º ano do ensino médio, e contemplou o conteúdo de movimento harmônico simples (MHS). Um questionário diagnóstico forneceu informações a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos, e a plataforma Moodle foi utilizada para os encontros virtuais. Uma compilação dos resultados obtidos é apresentada ao final do trabalho.Abstract: The present work contains a potentially significant didactic sequence for the study of waves. Through the previous work of Professor Marco Antonio Moreira on David Ausubel's theory of meaningful learning, this work intends to build advanced organizers and subsumers with the use of information and communication technologies. The aim of the work was to stimulate students' interest through interaction with electronic circuits using the Arduino board, within the Physics laboratory, but with the advent of the pandemic caused by the SARS-CoV-2 coronavirus, the objective became the best possible use of the available virtual learning environment in order to maintain social isolation. The didactic sequence was applied at Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) during the pandemic, in August and September 2020, for 2nd year high school students, and contemplated the content of simple harmonic movement. A diagnostic questionnaire provided information about the students' prior knowledge, and the Moodle platform was used for virtual meetings. A compilation of the results obtained is presented at the end of the work.
Descrição: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229916
Data: 2021


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